Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ciência

Viva Ciência: série apresenta projeto sobre informatização social

O projeto é uma parceria dos campi Canguaretama e Natal-Zona Norte

Publicada por Cecilia Melo em 27/03/2024 Atualizada há 3 semanas, 4 dias

A Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou nesta quarta-feira, 27, mais um episódio da série Viva Ciência, coletânea voltada para dar visibilidade aos projetos científicos realizados na instituição.

Neste episódio, a série apresenta o projeto de extensão Informatização Social, que está completando 10 anos, e busca ensinar princípios de informática básica para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

O projeto

O projeto é uma parceria dos campi Canguaretama e Natal-Zona Norte, e segundo o coordenador, Helber Wagner, a iniciativa foi criada para promover a inclusão social: “Esse projeto desde sempre, ele tem a parceria do Campus Natal-Zona Norte, com a licenciatura em Informática, em que alunos da licenciatura orientam os nossos alunos dos cursos técnicos de nível médio do Campus Canguaretama para que eles entreguem um curso de letramento digital gratuito junto a escolas parceiras, especialmente aqui na nossa região, porque nós atuamos aqui”, disse.

Neste ano, o projeto está em colaboração com o Laboratório Poti Maker, para desenvolver habilidades de robótica com meninas de escolas estaduais. Para a estudante voluntária, Ana Luiza Vilela, o público alvo serem meninas é importante para despertar o interesse das alunas na área: “Eu acho extremamente importante elas serem meninas, porque, inclusive, nossa primeira fala com elas na primeira aula foi justamente sobre meninas na Ciência, e a gente percebeu que elas achavam mesmo que era uma área mais para os homens e que as mulheres deviam ir pra outros lados. E aí, ao longo das aulas, a gente foi percebendo um brilho no olho delas, elas começando a gostar e se interessar”, relatou.

Segundo o diretor da Escola Estadual Fabrício Maranhão, Francisco Galvão, essa relação entre o Instituto e a escola incentiva os estudantes a quererem ingressar no IFRN: “Essa coisa do IFRN vir pra dentro da escola foi uma das mais importantes que nós tivemos aqui. A gente percebe o aluno agora interessado, e eles já se sentem um pré-aluno do IFRN”, comentou.

O episódio também pode ser acessado pelo canal do IFRN no YouTube.

Viva Ciência

O “Viva Ciência” foi criado para dar visibilidade às atividades sobre ciência e tecnologia desenvolvidas no IFRN e divulgará, mensalmente, através de conteúdos jornalísticos e audiovisuais, atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão de professores, professoras e estudantes do Instituto. A série é produzida pelo Núcleo de Audiovisual, e coordenada por Eduardo Fernandes da Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria do Instituto.

Palavras-chave:
IFRN
Informática
Viva Ciência

Notícias relacionadas