Internacionalização

Tese sobre ensino de Espanhol para brasileiros recebe prêmio internacional

Trabalho foi desenvolvido por professor do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN

Publicada em 04/08/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Premiação se deu mediante o programa de Filologia da Uned

Em 2022, o IFRN figurou entre as instituições de ensino que tinham trabalhos inscritos no Premio Extraordinario de Doctorado. O professor de Língua Espanhola e de Português para Estrangeiros do Campus Natal-Cidade Alta do Instituto, Bruno Rafael Costa, recebeu o prêmio pela sua tese: “Variación lingüística y enseñanza de español para brasileños” ("Variação linguística e ensino de espanhol para brasileiros", em tradução livre).

Instituído pela Universidad Nacional de Educación a Distancia (Uned), sediada em Madrid, na Espanha, o Premio Extraordinario de Doctorado é destinado a teses que tenham sido qualificadas como “cum laude”. A frase, em latim, é usada para indicar trabalhos de alto nível acadêmico. Essa indicação deve ser unânime por parte de integrantes da banca, apontando que a tese elaborada possui a qualidade acadêmica suficiente para poder concorrer ao prêmio.

A premiação se deu mediante o programa de Filología: estudios lingüísticos y literarios – teorías y aplicaciones da Uned. Além do trabalho de Bruno, outras três teses receberam o prêmio relativo ao programa.

Projeto Parceiro Linguístico

O professor, que utilizou sua licença qualificação em 2016 para realizar o doutorado em cotutela na Uned, através do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFRN, aplica hoje os conhecimentos adquiridos no Projeto Parceiro Linguístico. O projeto de Extensão é desenvolvido junto à professora Tatiani Novaes.

À frente da coordenação do projeto, Bruno conta que o objetivo principal do Parceiro Linguístico é desenvolver a proficiência em português dos estudantes estrangeiros do Campus Zona Leste do IFRN. “Uma vez por semana, os alunos de Produção Cultural do CAL falam em português com os alunos estrangeiros de universidades conveniadas. Na ocasião, a cultura brasileira é apresentada aos estudantes estrangeiros através das diferentes linguagens artísticas, como novelas, música e dança”, explica. A partir de setembro, o projeto pretende ampliar as sessões de conversação em espanhol para alunos do Campus que desejam melhorar sua proficiência.

pesquisa
servidores