Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Qualificação em Gestão da Inovação e Educação Digital: Inscrições abertas até 23/2
Inovação

Qualificação em Gestão da Inovação e Educação Digital: Inscrições abertas até 23/2

04/02/2022 - São 1626 vagas, voltadas à educação para o mundo 4.0 e educação digital

Qualificação em Gestão da Inovação e Educação Digital: Inscrições abertas até 23/2

Proposta do Educa+ é desenvolver práticas de ensino que utilizem as possibilidades dos ambientes digitais para aprendizagem

Ofertado pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), o Programa de Qualificação em Gestão da Inovação (Innovation Management Professional – IMP) e da Especialização em Educação Digital (Educa+) recebe inscrições até 23 de fevereiro de 2022.  Com 1626 vagas, o Educa+ visa ao desenvolvimento de iniciativas para o mundo 4.0 e educação digital e tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de práticas de ensino centradas na aprendizagem que contribuam para transformar e melhorar a qualidade da educação.

A seleção é direcionada a servidoras e servidores efetivos da Rede Federal e a profissionais da educação das redes estaduais e distrital envolvidos com o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica. O resultado da seleção será divulgado no dia 24 de fevereiro.

Critérios para inscrição

Buscando ideias ou projetos para transformar e melhorar práticas nas organizações de ensino público brasileiras, o Educa+ elenca critérios mínimos para participação no Programa:

  • Ser Servidor Público efetivo em Instituições da Rede Federal EPCT;
  • Ter atuado como regente de atividades de ensino nos últimos 4 anos (ter atuado em algum momento após o ano de 2018);
  • Possuir nível Superior completo (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo), em instituição reconhecida pelo MEC;
  • Ter experiência técnica na área de atuação do seu projeto. Conta como experiência ter atuado como professor, pesquisador ou consultor técnico em projetos ou atividades institucionais relacionadas à área de interesse.
  • A instituição da candidata ou candidato deverá possuir um IFMaker, ou estrutura equivalente, instalada no Campus. O laboratório Maker deve contar com os seguintes equipamentos: impressora 3d de pequeno porte, impressora 3d de médio porte, caneta 3d, notebooks, smarttv, kit ferramentas, parafusadeira/furadeira, serra tico tico, lixadeira orbital, kit arduíno/robótica, kit robótica lego, projetor multimídia e scanner 3d agrupados e disponíveis para uso em um laboratório.

Seleção

A apresentação do Educa+ explica que “A intenção desse programa não é apenas a formação e a qualificação de pessoas, mas contribuir para a melhoria da qualidade da educação nas instituições envolvidas. Por isso, entende-se que a integração entre profissionais da educação da Rede Federal EPCT e das Redes Estaduais e Distrital, pode incrementar os resultados dos projetos e fomentar futuras parcerias”.

Assim, as pessoas interessadas deverão formar Equipes de Inovação (formadas por uma pessoa da Educação Profissional Científica e Tecnológica e uma pessoa da Rede Estadua). Essa equipe será responsável pelo desenvolvimento da inovação e participará do Programa IMP junto à Steinbeis-Sibe do Brasil. “A equipe de inovação deve mobilizar pessoas das respectivas instituições para participarem da Equipe de Capacitação formada por até 15 pessoas que participarão do Programa de Pós-graduação em Educação Digital junto ao Senai”, complementa a apresentação.

Serão aprovadas as 95 primeiras inscrições válidas para Times de Desenvolvimento. Para esclarecimento de dúvidas, pessoas interessadas podem enviar e-mail até as 17h59 (dezessete horas e cinquenta e nove minutos, horário de Brasília) do dia 21 de fevereiro de 2022, pelo endereço imp-ifmg-2101@steinbeis-sibe.com.br.

Cursos

Os cursos de formação são ofertados pelo Campus Ibirité do IFMG que, além do apoio da Setec, também possui parceria com a Steinbeis-Sibe do Brasil e com o Senai. O Innovation Management Professional (IMP) é uma ferramenta para implantação de projeto de inovação que envolve a realização de aulas, gerenciamento de projetos e orientações personalizadas. São 190 vagas disponíveis em um curso com carga horária de 600h, organizadas em 10 módulos. Já a pós-graduação lato sensu em Educação Digital está com 1436 vagas abertas, é 100% on-line e tem carga horária de 360 horas, a ser executada em um período de 10 meses.

“A proposta do Educa+ é desenvolver práticas de ensino que utilizem as possibilidades dos ambientes digitais para aprendizagem, utilizando as novas tecnologias para a construção do conhecimento e evoluindo as práticas educativas às novas formas de ensinar”, traz o Portal do IFMG.

Acesse

Educa+

Orientações

Inscrições

Com informações do IFMG

Ações do documento

Página em carregamento