Processo seletivo

Publicada seleção para curso de pós-graduação em Ensino de Física

As pessoas interessadas deverão se inscrever até o dia 15 de outubro

Publicada por Ramon Soares em 27/09/2023 Atualizada há 7 meses, 3 semanas

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulga, a partir do Edital n° 4/2023, publicado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), as inscrições para o processo seletivo de ingresso no curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF).

O curso de pós-graduação é exclusivo para professores em efetivo exercício de docência em Física na educação básica ou em Ciências no nível fundamental, e que sejam portadores de diplomas de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação (MEC), ou estudantes do último período desses cursos.

Inscrições e processo seletivo

Ao todo, são ofertadas 710 vagas, distribuídas em polos por todo o país. No IFRN, um dos polos do Rio Grande do Norte, as pessoas interessadas poderão concorrer a doze vagas. As inscrições devem ser realizadas virtualmente até o dia 15 de outubro de 2023, através do endereço eletrônico disponibilizado.

O processo seletivo será realizado através de duas etapas em dois grupos distintos: a primeira e a segunda etapa do primeiro grupo consistem, respectivamente, em uma Prova Escrita Nacional e uma Prova de Defesa de Memorial; a primeira e a segunda etapa do segundo grupo consistem, respectivamente, em uma Prova de Análise de Currículo e uma Prova de Defesa Memorial. Todas as etapas são de caráter classificatório e eliminatório.

O grupo um é destinado à ampla concorrência e as candidatas e os candidatos aprovados preencherão 70% das vagas disponíveis no polo ofertante. O segundo grupo é exclusivo para docentes com no mínimo 15 anos de atuação em sala de aula e portadores de diploma de Licenciatura em Física e/ou Ensino de Ciências. As pessoas candidatas deverão optar pela participação em um dos dois grupos, indicando sua opção no ato da inscrição.

Mais informações podem ser acessadas através do edital publicado.

Acesse:

Mestrado