Professor do IFRN é aprovado para bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq

Avelino Neto é docente do Campus Canguaretama e atualmente pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Publicada por Max Praxedes em 08/01/2024 Atualizada há 4 meses

Um pesquisador do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) obteve aprovação da bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O contemplado foi o professor Avelino Aldo de Lima Neto, docente do Campus Canguaretama e atualmente pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

O projeto aprovado pelo professor se intitula "Entre homens úteis e mulheres malcomportadas: uma arqueologia da diversidade de gênero na Educação Profissional e Tecnológica (1909-1975)". Avelino explica que a proposta dá continuidade a projetos desenvolvidos com fomento de duas Chamadas Universais do CNPq: uma desenvolvida de 2019 a 2022; e outra atualmente em curso. O resultado preliminar da Chamada CNPq nº 09/2023 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Bolsas de Produtividade em Pesquisa Sênior foi divulgado no dia 22 de dezembro de 2023.

Apoios do IFRN a candidatos à bolsa de produtividade

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi) tem promovido ações de capacitação dos pesquisadores e pesquisadoras do IFRN na captação de recursos externos em chamadas, bem como de desenvolvimento profissional.

"Esta é uma conquista que celebramos como parte dos investimentos institucionais em pesquisa, especialmente na pós-graduação”, disse a coordenadora da Pós-Graduação do IFRN, professora Francinaide Nascimento. A professora complementa que, atualmente, com o funcionamento dos seis programas de pós-graduação, o IFRN espera que mais pesquisadores e pesquisadoras alcancem as bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e Desenvolvimento Tecnológico (DT) do CNPq nos próximos anos.

Projeto aprovado trata da diversidade de gênero

Um dos principais critérios para a aprovação é o mérito acadêmico e intelectual, originalidade e relevância do projeto. Formação de recursos humanos, projetos em rede e parcerias nacionais e internacionais também são critérios levados em conta na avaliação do candidato. Sobre a aprovação, comentou o reitor do IFRN, professor José Arnóbio: “Isso significa a qualidade dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos no IFRN, especialmente na pós-graduação".

“Queremos investigar os mecanismos sociais que permitiram, na ordem do dizível, a aparição de discursos sobre a presença de mulheres nas institucionalidades a serem analisadas”, afirmou o professor Avelino Neto. O professor acrescentou, ainda, que junto aos estudantes de Iniciação Científica, mestrado e doutorado, além de pesquisadores pós-doutorais, o interesse do projeto é também analisar discursivamente as possíveis relações entre a inserção feminina na Educação Profissional e a transição da governamentalidade liberal para a neoliberal no século XX.

Perfil do novo bolsista

O professor Avelino Aldo de Lima Neto é doutor em Ciências da Educação pela Universidade Paul Valéry - Montpellier III (França) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professor de Filosofia do IFRN desde 2012. A partir de 2018, tornou-se docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do IFRN e em Educação (PPGED) da UFRN. É vice-líder do Observatório da Diversidade (IFRN/CNPq). Foi professor visitante na Universidade Jean Monnet-Saint Étienne em 2021 e desenvolve projetos em rede com instituições latino-americanas e europeias.

Acesse:

CNPq