PROPI

Pró-Reitoria lança Editais de Fomento à Pesquisa e Inovação para 2022

Submissão de projetos está aberta no Suap

Publicada em 05/01/2022 Atualizada há 1 ano

Editais foram construídos com sugestões da comunidade acadêmica

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Propi/IFRN) disponibilizou, para 2022, cinco editais de fomento à área direcionados a servidores, estudantes e colaboradores externos. Os Editais foram construídos com sugestões da comunidade acadêmica da instituição, compiladas por uma comissão composta por integrantes do Comitê de Pesquisa e Inovação (Copi).

Dos editais, quatro têm prazo para submissões até 31 de dezembro de 2022; o Edital nº 4/2022 recebe propostas de 24 de janeiro até 28 de fevereiro de 2022.

Editais e submissão de projetos

• Edital n° 01/2022 se refere a projetos de pesquisa e inovação submetidos em fluxo contínuo, com duração de até 24 meses. O prazo para submissões será de 3 de janeiro até 31 de dezembro de 2022.
  • Edital n° 02/2022 é é aberto para projetos de pesquisa e inovação com parceria externa, com duração de até 24 meses. O prazo para submissões será de 3 de janeiro até 31 de dezembro de 2022.
  • Edital n° 03/2022 foca em projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos em programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu, com duração a depender do período de vigência do curso de pós-graduação: 18 meses para especialização, 24 meses para mestrado, 48 meses para doutorado e 12 meses para pós-doutorado. O prazo para submissões será de 10 de janeiro até 31 de dezembro de 2022.
  • Edital n° 04/2022 é direcionado para submissões de projetos de pesquisa e inovação com fomento institucional, com duração de doze meses. São 121 bolsas e 42 auxílios financeiros à pesquisa distribuídos pelos campi do instituto. Os projetos aprovados serão contemplados com uma bolsa com valor total de R$ 2.100,00, dividido em sete mensalidades de R$ 300,00 de maio a novembro de 2022, além de, aos dois projetos mais bem classificados do campus, auxílio financeiro à pesquisa no valor de R$ 1.750,00, implementado através do cartão pesquisador, conforme as normas estabelecidas na Resolução n° 46/2015 - CONSUP/IFRN. O prazo para submissões será de 24 de janeiro até 28 de fevereiro de 2022.
  • Por fim, o Edital n° 05/2022 destina-se à submissão de propostas para registro de propriedade intelectual (marcas, patentes, programas de computador, desenho industrial, topografia de circuito integrado ou cultivar) junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) advindas de pesquisas desenvolvidas pelos servidores e estudantes do IFRN, com recursos financeiros para pagamento de taxas para esses registros. O prazo para submissões será de 3 de janeiro até 31 de dezembro de 2022.

A submissão dos projetos está aberta através do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), ferramenta institucional onde ficam registrados os dados referentes a editais e projetos de pesquisa, incluindo a avaliação, resultados e o acompanhamento até a conclusão. Para submeter proposta: Acesse o Suap → Pesquisa → Projetos → Submeter projetos → Selecione o edital e clique em "Adicionar projeto" → Preencha as informações gerais do projeto → Adicione membros da equipe, metas e atividades e, caso haja fomento, plano de aplicação e desembolso → Após revisar as informações postas, clique em "Enviar projeto".

Comissão

Presidida pelo professor João Teixeira, diretor de Inovação Tecnológica (Ditec), setor da Propi, a comissão contou servidores da Reitoria e dos campi: Rafael Passos (Ditec/Propi), Fábio Paiva (Campus Parnamirim), André Barbosa (Campus Nova Cruz), Gabriela Bruno (Campus São Gonçalo do Amarante), Kassio Soares (Campus Ipanguaçu), Miguel Linhares (Campus Currais Novos), Rodrigo Barreto (Campus Santa Cruz) e Rogério Lacerda (Campus Apodi), além da colaboração da professora Alana Santos, servidora em cooperação técnica com a Propi.

Acesse:

Edital n° 1/2022 - Propi/IFRN