Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

Passaporte IFRN: realizada reunião de orientação para estudantes e servidores que irão para a Colômbia

Estudantes e servidores realizarão intercâmbio de 3 a 17 de junho

Publicada por Ramon Soares em 23/05/2023 Atualizada há 10 meses, 1 semana

No dia 17 de maio de 2023, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais e da Assessoria de Mobilidade Internacional, realizou reunião de orientação para os dez estudantes e os dois servidores que realizarão intercâmbio de duas semanas na Colômbia, de 3 a 17 de junho de 2023.

As pessoas que realizarão o intercâmbio são membros de projetos de extensão em execução no âmbito do Instituto, contemplados no pelo Edital 7/2022, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que prevê apoio a atividades de internacionalização. “É a segunda vez que a Proex lança edital para fomento de projetos de extensão com atividades de internacionalização. Desta vez, foi possível alocar recursos para que os estudantes envolvidos realizassem um intercâmbio junto a uma instituição estrangeira parceira do IFRN, a Universidad Pedagógica Nacional, na Colômbia. Nossa expectativa é que esse intercâmbio propiciará novas experiências extensionistas a esses estudantes, ampliando ainda mais a sua formação”, afirmou Samira Delgado, pró-reitora de Extensão do Instituto.

Na reunião, Bruno Lima, assessor de Mobilidade Internacional, abordou diversos temas junto aos participantes, como o armazenamento de documentos e medicamentos, arrumação da mala, atenção em aeroportos, a comunicação intercultural, entre outros, a fim de garantir que os intercambistas tenham um trânsito tranquilo até o destino internacional em que as atividades serão realizadas.

A reunião foi aberta para participação dos responsáveis dos estudantes, bem como assessores de relações internacionais dos campi do IFRN. “Dez estudantes, membros de dez projetos de extensão vinculados a dez campi diferentes, foram contemplados em uma oportunidade de intercâmbio internacional. É uma satisfação enorme perceber que a democratização da internacionalização está se tornando uma realidade na nossa instituição”, avaliou Samuel Lima, assessor de Extensão e Relações Internacionais.

Conheça os projetos contemplados no Edital n° 7/2023:

Projeto Campus
Pandemia, vida de professores e educação como direito: trocas de experiências entre professores brasileiros e internacionais São Paulo do Potengi
Club de Lectura: "Lectura en Accion (LEA)" Lajes
Letramento Racial Crítico: diálogos afrolatinoamericanos Natal - Central
Intercâmbio Virtual: conectando culturas Currais Novos
"Entrelínguas": a produção de um podcast educativo para o ensino de línguas - 2ª temporada Apodi
Entre o local e o internacional: os entrelaços dos artesãos de São Gonçalo do Amarante/RN São Gonçalo do Amarante
Parceiro linguístico: Conversação e Mediação Intercultural Natal - Cidade Alta
Observatório de Lazer, Esporte e Educação (OLE): consolidação e ampliação das ações de internacionalização Parelhas
Look out world, here I come! Pau dos Ferros
Atividades de internacionalização no Campus Caicó Caicó
Palavras-chave:
Internacionalização
Colômbia
Passaporte IFRN
IFRN
Intercâmbio

Notícias relacionadas