Educação
Novos campi: gestão discute oferta de cursos
Campi São Miguel, Touros e Umarizal avançam no planejamento acadêmico
Publicada por Vitor Sousa em 06/05/2026 ― Atualizada em 6 de Maio de 2026 às 13:24
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, nesta segunda-feira (04), uma Reunião de alinhamentos de definições de gestão, na Sala de Atos da Reitoria, em Natal. O encontro reuniu gestores da instituição para discutir a organização acadêmica e administrativa dos novos campi de São Miguel, Touros e Umarizal.
Atualmente os três campi já iniciaram a oferta de turmas do programa PartiuIF, voltado à formação inicial de estudantes.

Cursos previstos
Além das turmas em andamento, o IFRN prevê a abertura de novos cursos de qualificação profissional ainda em 2026. Serão formações de curta duração, com média de dois a três meses, cujas vagas e períodos de inscrição ainda serão divulgados pela instituição.
Entre os cursos previstos, o Campus Umarizal deve ofertar a formação de Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental Local. Já o Campus Touros contará com cursos de Agente de Informações Turísticas e Auxiliar Pedagógico. No Campus São Miguel, a previsão é a oferta de turmas para Auxiliar Pedagógico.
Implantação
A reunião contou com a participação de gestores das novas unidades, entre eles Ayla Bizerra (São Miguel), Nadja Costa (Umarizal) e Andreilson Oliveira (Touros), que contribuíram com o planejamento das ações iniciais dos campi.
A iniciativa integra o processo de implantação das novas unidades do IFRN, inauguradas pelo Ministério da Educação no final de março deste ano, com investimentos do Novo PAC.
- Palavras-chave:
- Cursos Educação Touros São Miguel Umarizal