Ministério da Educação oficializa CT Mineral como Polo de Inovação do IFRN

O Ministério da Educação publicou, no dia 8 de maio de 2023, a Portaria n° 859, que autoriza o funcionamento do Polo de Inovação Currais Novos

Publicada por Ramon Soares em 15/05/2023 Atualizada há 11 meses, 2 semanas

O Ministério da Educação (MEC) publicou, no dia 8 de maio de 2023, a Portaria n° 859. O documento autoriza o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) a promover, no âmbito de sua estrutura organizacional, o funcionamento do Polo de Inovação Currais Novos, que atua na área de Tecnologias em Mineração.

O Centro de Referência em Tecnologia Mineral (CT Mineral) foi selecionado, ainda em 2022, pela Chamada Pública n° 1/2022 da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), como Polo de Inovação na área de Tecnologias em Mineração.

A seleção, inicialmente, foi para Unidade Emprabii, que tem validade de três anos e vinculou o CT Mineral administrativamente à Reitoria do IFRN. As Unidades Embrapii selecionadas tornam-se credenciadas para receber recursos financeiros e prospectar e executar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) em parceria com empresas industriais da área. O próximo passo para o IFRN foi a solicitação da efetivação do Polo de Inovação junto ao MEC.

A partir da publicação da Portaria n° 859, o MEC oficializa o funcionamento do Polo de Inovação, que, a partir de agora, é oficialmente uma unidade vinculada administrativamente à Reitoria e destinada ao atendimento de demandas da cadeia produtiva de base mineral por PD&I e à formação profissional para os setores de base tecnológica.

Em cerimônia realizada para apresentação do Polo de Inovação, o reitor do Instituto, professor José Arnóbio de Araújo Filho, ressaltou e agradeceu a importância do trabalho conjunto realizado por todos que colaboraram pelo desenvolvimento do agora Polo de Inovação Centro de Tecnologia Mineral: “Gratidão pelo trabalho de cada um e de cada uma, porque sozinhos, não conseguimos fazer nada”, disse.

Lígia Mara Gonzaga, diretora executiva do Polo de Inovação, acredita que a oficialização é essencial para o desenvolvimento regional e nacional. “A oficialização do Polo é crucial para que possamos cumprir sua missão de estimular a inovação, a pesquisa e o empreendedorismo regional e nacional”, contou.

A diretora afirma, ainda, que, através do Polo de Inovação, será “possível criar um ambiente propício para o surgimento de novas ideias, tecnologias e negócios, além de promover a interação entre a academia, o setor empresarial e a sociedade em geral.”

Acesse:

IFRN