Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Intercampi 2026

Judô estreia e futebol define classificados nos Jogos Intercampi

Quinta-feira reúne estreia da modalidade e rodadas que encaminham as semifinais da fase final

Publicada por Cleyton Nascimento em 27/08/2026 Atualizada em 27 de Agosto de 2026 às 20:00

A quinta-feira (27) dos Jogos Intercampi Estudantis 2026 reuniu a estreia do judô e rodadas que começaram a definir quem segue para as fases seguintes das modalidades coletivas. No futebol, quatro campi asseguraram vagas nas semifinais, enquanto handebol e voleibol encerraram mais uma etapa da fase classificatória.

Ao longo do dia, estudantes também destacaram experiências construídas a partir do esporte, envolvendo disciplina, convivência, preparação física e psicológica e participação em modalidades diferentes.

Foto de Sara França
Foto de Sara França

Tatame

O judô entrou na programação nesta quinta-feira, com disputas realizadas na Quadra 1 do Campus Natal-Central. A modalidade reúne competições individuais, absoluto aberto e disputas por equipes.

Atleta do Campus Caicó, Maria Luiza Santos Lopes pratica judô desde os seis anos e considera a modalidade parte importante de sua trajetória.

“O judô para mim é algo de extrema importância. É mais que um esporte, é algo que eu não sei viver sem”, afirmou.

A estudante também relacionou a participação nos Jogos às experiências construídas fora do tatame. “Ser campeã Nordeste e nacional no meu primeiro ano de IFRN é algo que poucos alcançam. O Intercampi também é muito importante para a vida social dos alunos, muitos vínculos construídos, muitas oportunidades. Fazer amigos, para mim, é o principal.”

Foto de Pablo Araújo
Foto de Pablo Araújo

Allan Lopes, do Campus Pau dos Ferros, chegou ao judô depois de também participar das provas de natação. No tatame, venceu uma luta e perdeu outra. Para ele, estar na fase final representa a realização de uma expectativa criada ao acompanhar edições anteriores.

“É uma experiência incrível. Nos outros anos eu via o pessoal indo para o Intercampi e tinha vontade. Aí comecei a treinar e consegui vir para o Intercampi esse ano”, contou.

O estudante também relaciona a prática esportiva à preparação para outras dimensões da vida. “O esporte é fundamental tanto para o físico do corpo humano quanto para o mental. Em todas as competições, você tem que ter o mental. Se não tiver psicológico, você não consegue chegar a lugar nenhum”, afirmou.

Campo

No futebol, a terceira rodada da fase classificatória definiu as quatro equipes que seguem para as semifinais. Os confrontos da manhã reuniram São Gonçalo do Amarante e Parelhas e, na sequência, João Câmara e Pau dos Ferros.

Parelhas e São Gonçalo do Amarante empataram em 1 a 1. O gol de empate de São Gonçalo saiu a três minutos do fim da partida. Com o resultado, as duas equipes avançaram, enquanto o Campus Natal-Central encerrou sua participação na modalidade.

No segundo confronto, Pau dos Ferros venceu João Câmara por 1 a 0 e também garantiu vaga. Com o encerramento da rodada, Pau dos Ferros e Macau ficaram com as duas classificações da outra chave, enquanto João Câmara foi eliminado.

As semifinais do futebol estão previstas para esta sexta-feira (28).

Foto de Vitor Sousa
Foto de Vitor Sousa

Quadras

As disputas da manhã também passaram pelo handebol. No feminino, o Campus Apodi venceu sua partida, e Luiza Castro foi escolhida como melhor atleta do confronto.

Para a estudante, o reconhecimento se soma a uma trajetória construída ao longo de diferentes edições dos Jogos. “Desde 2023 que eu venho lutando, batalhando por um título”, afirmou.

Luiza atribuiu o resultado também ao trabalho coletivo. “Esse título não é só meu, é do meu time também, porque sem elas eu também não conseguiria”, destacou.

Também participante do handebol, Maria Luiza de Oliveira, estudante do curso de Lazer do Campus Natal-Centro Histórico, ressaltou as experiências proporcionadas pela competição.

Foto de Vitor Sousa
Foto de Vitor Sousa

“O Intercampi para mim representa, além de novas oportunidades de competir, aprender e evoluir na questão esportiva, também ajuda a gente a socializar e fortalecer os laços entre os diferentes campi”, relatou. Para ela, o handebol representa “superação, disciplina e alegria” e contribui para desenvolver confiança e persistência.

Foto de João Eduardo
Foto de João Eduardo

No Ginásio do Campus Natal-Central, a manhã teve ainda partidas de voleibol feminino e masculino. A rodada feminina reuniu Natal-Central e Santa Cruz, Ceará-Mirim e Pau dos Ferros e Lajes e Parelhas. No masculino, entraram em quadra Natal-Central e Lajes, Nova Cruz e São Gonçalo do Amarante e Parnamirim e Caicó.

Maria Fernanda, do Campus Ceará-Mirim, destacou o significado da participação. “Participar do Intercampi, pra mim, é uma experiência magnífica. É uma coisa que preenche a gente, de lavar a alma”, afirmou.

Ana Gabrielly, do Campus Parelhas, apontou aprendizados construídos a partir da convivência proporcionada pelo esporte. “A gente aprende muito um com o outro, mais respeito, mais empatia. O sentimento é de gratidão”, disse.

No fim da manhã, as equipes masculinas ocuparam a quadra, com estudantes como João Lucas, do Campus Lajes, e Roger Alves, do Campus Nova Cruz.

Sequência

A programação desta quinta-feira também incluiu novas disputas de atletismo, natação, futsal, basquete e vôlei de praia, além da continuidade do xadrez, que passou a ter confrontos individuais.

Foto de Vitor Sousa
Foto de Vitor Sousa

Nesta sexta-feira (28), diferentes modalidades entram nas semifinais. O vôlei de praia também terá suas disputas decisivas, enquanto o Festival de Badminton está previsto para começar às 15h, no Ginásio do Campus Natal-Central.

Os resultados completos das competições desta quinta-feira estarão disponíveis no boletim esportivo da fase final.

Foto de Renan Felipe
Foto de Renan Felipe

Confira, abaixo, algumas imagens captadas e o boletim com os resultados das competições do dia.

Imagens da quinta-feira

O texto dessa reportagem foi escrito de forma colaborativa por Ana Beatriz Moreira, Cleyton Nascimento, Haline Mesquita, João Eduardo, Luciano Vagno, Max Praxedes, Pablo Araújo, Renan Felipe, Sara Ribeiro e Vitor Sousa, integrantes da equipe de cobertura jornalística dos Jogos Intercampi Estudantis 2026.