Fazenda-Escola

Inscrições abertas para Dia de Campo voltado ao cártamo

Atividade será realizada no dia 22 de agosto, às 9h, na Fazenda-Escola

Publicada por Ramon Soares em 17/08/2023 Atualizada há 8 meses, 2 semanas

O Campus Apodi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) tornou público o período de inscrições para o “Dia de Campo sobre o cártamo”, que será realizado no dia 22 de agosto, às 9h, na Fazenda-Escola. A atividade tem o objetivo de apresentar o potencial do cártamo para a produção de biodiesel na região semiárida, colaborando com a geração e a diversificação de renda de produtores rurais. As pessoas interessadas podem se inscrever através do endereço eletrônico disponibilizado.

Cártamo

O cártamo é uma cultura que se destaca por ser tolerante a áreas de baixa precipitação e a solos com teores elevados de sais, onde outras oleaginosas não apresentam bom potencial de desenvolvimento. As sementes da planta apresentam teores que variam de 20 a 30% de proteína bruta e 35% de fibra bruta. Além disso, as sementes também apresentam teor de óleo em torno de 27 a 37%, podendo chegar em determinados genótipos de até 50% de teor de óleo.

A cultura da planta possui grande potencial em razão da elevada quantidade de ácidos graxos poli-insaturados associados aos elevados teores de tocoferol. O óleo do cártamo, ainda, apresenta propriedades medicinais, sendo utilizado para tratamento de arteriosclerose, doenças cardíacas coronárias e pode melhorar a microcirculação.

Dia de Campo

O Dia de Campo é uma atividade de curta duração direcionada a uma troca de conhecimentos científicos e técnicos em diversas áreas da agropecuária. O objetivo é proporcionar aos produtores rurais e demais participantes a oportunidade de adquirir o máximo de conhecimento possível para melhorar a convivência com o semiárido.

A primeira edição do Dia de Campo contou com a temática “Estratégias de convivência com o semiárido” e foi realizada no município de Campo Grande, no Rio Grande do Norte, no dia 14 de julho. No mesmo mês, mas no dia 27, foi promovida a segunda edição da atividade, que abordou o tema “Severiano Mel: valorização da apicultura em Severiano Melo”.

Acesse:

Dia de Campo