Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Oportunidade

Inscrições abertas para bolsas de pesquisa do Projeto Afrocientista

Oportunidade é para jovens negros desenvolverem projetos científicos e promoverem a educação antirracista

Publicada por Max Praxedes em 04/07/2024 Atualizada há 2 semanas

Estão abertas as inscrições para bolsas de pesquisa do Projeto Afrocientista, iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). O projeto, em sua 5ª edição, visa estimular a vocação científica e promover talentos entre estudantes afro-brasileiros matriculados em escolas de ensino médio, preferencialmente públicas.

Com o objetivo de proporcionar experiências nas práticas e pesquisa científica e/ou tecnológica, o Projeto Afrocientista se baseia em três pilares fundamentais: iniciação às práticas da ciência; instrumentalização sobre o fazer científico; e estímulo à formação acadêmica de jovens negros e negras.

Inscrições e seleção

Podem se inscrever, até 5 de julho, estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas, que tenham interesse em desenvolver projetos científicos na área das relações ético-raciais. As pessoas interessadas devem procurar o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus.

A seleção consistirá em duas etapas:

  • Produção textual com o gênero artigo de opinião sobre educação antirracista, com base em texto de apoio fornecido ao estudante no momento da aplicação; e
  • Entrevista.

Vagas

Ao todo, estão sendo oferecidas 13 vagas, sendo onze destinadas a alunos do ensino médio integrado e duas para estudantes de graduação, conforme o quadro a seguir:

Distribuição de bolsas por Campus
Campus Categoria de bolsas
Canguaretama Duas bolsas de Ensino Médio
Currais Novos Uma bolsa de Ensino Médio
Natal-Zona Leste Uma bolsa de Graduação (duração de um mês, para suporte na abertura de contas para os demais bolsistas)
Mossoró Duas bolsas de Ensino Médio
Parelhas Uma bolsa de Ensino Médio
Parnamirim Uma bolsa de Ensino Médio; uma bolsa de Graduação
Santa Cruz Duas bolsas de Ensino Médio
São Paulo do Potengi Duas bolsas de Ensino Médio

Acesse:

Palavras-chave:
Projeto
Projeto Afrocientista
Neabi
Educação antirracista
Pesquisa

Notícias relacionadas