IFRN vai sediar a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Inscrições iniciaram nesta segunda-feira, 1º

Publicada por Cecilia Melo em 04/04/2024 Atualizada há 3 semanas, 5 dias

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) vai sediar a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que deverá acontecer no Campus Natal-Central, de junho a setembro deste ano. A etapa regional é uma preparação para o evento nacional, que ocorrerá em Goiânia, no mês de novembro.

A Olimpíada acontece desde 2007 e conta com a professora do Instituto, Sarah Tomaz, na coordenação nacional. O público alvo da OBR são os estudantes de 6 a 19 anos de idade, tanto de escolas públicas quanto privadas, que estejam matriculados no ensino fundamental, médio ou técnico.

Modalidades e inscrições

O evento conta com as modalidades Teórica e Prática. Neste ano, a Prática terá uma novidade: a categoria Robótica Artística. A modalidade teórica contém uma prova escrita que pode ser feita de forma presencial e híbrida; já a prática acontece no modo presencial ou virtual.

Sobre o formato prático presencial, os estudantes podem concorrer nas categorias Resgate e Artística onde, em grupo, devem desenvolver um robô autônomo: no modelo Resgate, o robô deve ser feito com o intuito de resgatar vítimas, em um ambiente simulado e hostil; já no Artístico, a máquina deve fazer uma apresentação artística, podendo ser uma dança, performance ou contação de histórias.

Para se inscrever, os estudantes devem procurar algum professor, professora ou tutor da instituição de ensino que estão matriculados, para que eles façam a inscrição no site oficial do evento. As inscrições da etapa regional iniciaram nesta segunda-feira, 1º, e os prazos de cada modalidade podem ser vistos no cronograma:

• Prática Presencial Resgate – 01 de abril a 10 de maio;
  • Prática Presencial Artística – 01 de abril a 10 de maio;
  • Prática Virtual (Apresentação) – 01 de abril a 30 de junho;
  • Prática Virtual (Simulação) – 01 de abril a 30 de junho;
  • Teórica Nível 0 a 5 – 01/04 a 10/05.

Expectativa

Para a professora Sarah, a expectativa para este ano é construir um evento mais inclusivo: “Nosso evento estadual vem crescendo a cada ano. Um público bem diverso, com muitas crianças e adolescentes vindo visitar e conhecendo tanto a robótica quanto nossos projetos na área de ciências e tecnologia”, disse.

IFRN
Olimpíada de Robótica 2024