Ensino de qualidade

IFRN conquista prêmio da Embaixada da Espanha no Brasil

Unidade das Rocas do Campus do Natal-Cidade Alta alcançou 1º lugar no Concurso "Colegio del Año en Español"

Publicada por Luciano Silva em 24/11/2023 Atualizada há 5 meses, 3 semanas

A Unidade Rocas do Campus Natal-Cidade Alta do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi condecorada, na última terça-feira, 21 de novembro, com o 1º lugar da categoria "Ensino Médio" do Concurso Colegio del Año en Español, da Embaixada da Espanha no Brasil. O prêmio tem o objetivo de premiar boas práticas de ensino da Língua Espanhola em escolas brasileiras.

O IFRN foi a única escola do Nordeste entre as finalistas. Na ocasião, foi desenvolvido um portfólio sobre as atividades desenvolvidas no âmbito da Internacionalização no Instituto, no período de 2021 a 2023. A maior parte das ações apresentadas são frutos do projeto de Extensão "Parceiro Linguístico: Conversação e Mediação Intercultural", realizado em parceria com a Universidad Pedagógica Nacional (UPN), da Colômbia.

“A conquista atesta o reconhecimento dos investimentos da Reitoria na temática da Internacionalização, fruto de um trabalho colaborativo e bastante alinhado com os campi”, disse o assessor de Políticas Linguísticas da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri), professor Bruno Rafael, que produziu o portfólio.

IFRN recebe prêmio da Embaixada da Espanha

A ação possibilitou que, no ano de 2022 e 2023, estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRN, na disciplina de Língua Espanhola, conversassem com estudantes da Licenciatura em Espanhol e Línguas Estrangeiras, da Universidad Pedagógica Nacional (UPN), da Colômbia, a fim de praticar o idioma e conhecer mais sobre a cultura colombiana. Além disso, foram produzidos, pelos docentes Bruno Rafael, do IFRN, e Carolina Alfonso, de La Pedagógica Radio, da UPN, podscasts sobre a cultura da Colômbia e do Brasil como recursos didáticos para as aulas de línguas estrangeiras.

Atualmente, uma equipe composta por professores do IFRN, da UPN, da Universidad de Chile e do Instituto Caro y Cuervo, da Colômbia, estão elaborando um ebook com as propostas didáticas do projeto.

Entre as premiações conquistadas, estão:

• Reconhecimento nacional e internacional do IFRN como uma instituição de referência para o ensino de espanhol;
  • Uma bolsa para professor realizar um curso presencial na Universidad de Salamanca, na Espanha, com todas as despesas pagas;
  • Uma licença Ave Global para a Unidade Rocas do Campus Natal-Cidade Alta;
  • Uma bolsa de estudos em curso de graduação para estudante da Unidade Rocas na Universidad de Jaén, na Espanha, com matrícula, seguro médico e apoio financeiro para hospedagem;
  • Uma placa de condecoração para a Unidade Rocas;
  • Acessos a materiais digitais (licenças) e lote de livros; e
  • Participação no sorteio de uma Sala Multifuncional para a Unidade Rocas.