Internacionalização

IFRN recebe comitiva de universidade estrangeira parceria da instituição

UPSE, localizada no Equador, desenvolve ações conjuntas com o Instituto

Publicada por Habyner Lima em 22/06/2023 Atualizada há 10 meses, 1 semana

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu, nos dias 19 e 20 de junho, uma visita da comitiva da Universidade Estatal da Península de Santa Elena (UPSE), localizada no Equador. A programação foi articulada pela Assessoria de Relações Internacionais do IFRN (Aseri/IFRN). As reuniões foram realizadas nas dependências da Reitoria do Instituto e no Campus Canguaretama, servindo para discutir as diretrizes relacionadas à parceria entre as instituições.

A relação se iniciou com uma ação de extensão envolvendo o IFRN, a UPSE (Equador) e a Universidade da Coruña (Espanha), tendo como foco a aprendizagem colaborativa online internacional. A partir do acordo assinado, o IFRN passou a ofertar vagas do curso “Português Brasileiro para Estrangeiros” para estudantes e servidores da Universidade parceira.

O reitor da UPSE, Néstor Lozano, demonstrou interesse em apoiar docentes para cursar doutorado em instituições parceiras, tendo o IFRN como modelo potencial para a realização via Doutorado em Educação Profissional e Doutorado em Ensino. Além disso, o IFRN, conta com o estudante Vinícius Ferro, aluno do curso superior em Gestão do Turismo, do Campus Canguaretama, que está em mobilidade acadêmica internacional na universidade parceira para cursar um semestre. O IFRN paga bolsa para o custeio, via edital e, em contrapartida, a UPSE oferece residência universitária.

A comitiva da Universidade Estatal da Península de Santa Elena foi composta pela vice-reitora acadêmica da instituição, Gisela Paula Chica; e a coordenadora acadêmica do vice-reitorado, Gina Parrales.

Ações em andamento

Atualmente, um estudante do curso de Tecnologia de Gestão de Turismo está cursando o semestre letivo 2023.1 na UPSE, com financiamento via edital interno do IFRN. Há também um projeto de extensão com colaboração externa de professores da universidade estrangeira. Tais ações estão sendo dinamizadas no Campus pelas professoras Paula Brumatti e Viviane Almeida, dentro de ações planejadas via Grupo de Estudos e Trabalhos para a Internacionalização (Ginter).

UPSE
Aseri