Intercâmbio

IFRN recebe AFS Global Stem Academies

Intercambistas de 13 países realizam atividades no Campus Natal – Central até 30 de junho

Publicada por Luciano Silva em 27/06/2023 Atualizada há 10 meses

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, na última segunda-feira (26), a cerimônia de abertura da edição 2023 do programa AFS Global Stem Academies, que promove intercâmbio para estudantes do ensino médio de várias nacionalidades.

A cerimônia de abertura aconteceu no auditório da Reitoria do IFRN, em Natal/RN. O momento contou com a presença de 33 intercambistas, vindos da África do Sul, Bélgica, China, Egito, Estados Unidos, Hungria, Índia, Indonésia, Japão, Malásia, México, Reino Unido e Trinidad e Tobago; bem como de estudantes de vários campi do IFRN.

Estiveram presentes a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Antônia Silva; o assessor de Relações Internacionais, Samuel Lima; a assessora de Relações com o Mundo do Trabalho, Gabriela Bruno; o assessor de Mobilidade Internacional, Bruno Lima; e a diretora de Extensão do Campus Natal - Central do IFRN, Brenda Camilli. Também marcou presença a presidente do Comitê Natal do AFS, Maria Clara de Almeida.

Para o professor Bruno Lima, que conduziu a cerimônia de abertura, a ação tem uma grande importância: “É uma interação muito boa com a AFS e uma satisfação, sem dúvida, muito grande para a gente, em poder participar de uma ação internacional de tanta importância como essa”. Bruno segue explicando que, desde a primeira edição do evento, o IFRN recebe estudantes de outros países. “O evento já passou pelos campi Canguaretama, Natal - Central e Natal – Zona Norte”.

As jovens Jázmin e Anaïs, da Hungria e da Bélgica, respectivamente, compõem o grupo de intercambistas. As duas estão no Brasil pela primeira vez. Elas contam que o país é “muito legal”, mas muito diferente dos países de origens delas: “Até o papel higiênico é diferente. Algumas coisinhas são realmente diferentes, como o café da manhã e o horário em que o sol se põe”, disse a Anaïs. Um detalhe que cativou as estudantes estrangeiras foi o povo brasileiro: “Todo mundo é tão legal e amigável”, concluiu a belga.

Cerimônia de abertura reuniu estudantes do IFRN e estrangeiros (de azul).

Do IFRN para o AFS

Maria Clara de Almeida é a presidente do Comitê Natal do AFS. A jovem de 24 anos conheceu o programa em 2013, quando era aluna do Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental, no Campus Natal – Central do IFRN, e pôde realizar intercâmbio durante um ano. “Então, para mim, é muito especial ver os estudantes estrangeiros interagindo com os estudantes do IFRN nas rosquinhas, nas salas, com os professores. Eu acho incrível ter isso acontecendo aqui, pois mostra o poder da educação, pública, gratuita e de qualidade do IFRN”, conta.

Sobre a parceria entre o Instituto e o programa de intercâmbio, Maria Clara declara: “É uma grande honra, tanto para o AFS Brasil quanto para Natal, em especial, para o IFRN. Eu acho que é uma oportunidade única de interação, de culturas, de troca. Já são 30 anos de parceria entre o IFRN e o AFS. Vai ser um mês muito intenso, com experiências muito legais. Essa primeira semana que a gente passa no IFRN é repleta de atividades e, para mim, é mágico ver a interação deles com os brasileiros. Os alunos do IFRN são excepcionais", finaliza.

AFS
Internacionalização