Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

IFRN realizará segundo encontro do III Novembro Negro Sistêmico

Ação será on-line e vai acontecer nesta sexta-feira, dia 8 de dezembro

Publicada por Max Praxedes em 06/12/2023 Atualizada há 2 meses, 2 semanas

O III Encontro Sistémico do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e o I Seminário Escurecendo os Fatos: Corporalidades e produções de conhecimento Negres no RN, serão realizados nesta sexta-feira, dia 8 de dezembro. Os eventos são organizados pelo Neabi, que é vinculado à Pró-Reitoria de Ensino do IFRN (Proen/IFRN). O segundo encontro será transmitido pelo canal oficial do IFRN no Youtube.

A programação, prevista, inicialmente, para os dias 27 e 28 de novembro, teve o seu segundo dia remarcado devido as fortes chuvas e de como se encontrava a cidade de Natal e Região Metropolitana, somado às orientações da Defesa Civil sobre os riscos de se estar na rua.

Consciência Negra e o Neabi

O Novembro Negro Sistêmico é elaborado em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, em referência à morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 20 de novembro de 1695.

Já o Neabi se configura como uma iniciativa política, pedagógica institucional com o intuito de valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, preservando o direito à diversidade. O núcleo é formado por representantes de estudantes, docentes, corpo técnico-administrativo, incluindo as equipes técnico-pedagógicas dos campi. É responsável por fomentar e promover ações de natureza sistêmica, no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão.

Acesse:

Palavras-chave:
Neabi
Evento
Seminário
Novembro negro
Encontro sistêmico

Notícias relacionadas