Campus Ipanguaçu

IFRN realiza simpósio internacional sobre educação popular, agroecologia e memória

Primeira edição do evento marca os sete anos do Coletivo Terres. Abertura terá homenagem a Paulo Freire

Publicada em 02/07/2021 Atualizada há 12 meses

Professores e estudantes podem se inscrever até 12 de julho

“Refletir sobre os desafios postos aos processos educativos de grupos populares e suas memórias, entrelaçados com o debate ecossocial da Agroecologia”. É esse o objetivo do I Simpósio Internacional de Educação Popular, Agroecologia e Memória, realizado pelo Coletivo Terres, grupo de Pesquisa do IFRN, sediado no Campus Ipanguaçu. A edição será realizada entre os dias 12 e 15 deste mês.

O evento é realizado em paralelo ao II Seminário de Educação do Campo. A professora do Campus Caicó e membro do Coletivo Terres, Monalisa Porto Araújo, lembra que a primeira edição do Seminário ocorreu em 2017, no Campus Ipanguaçu, em nível local e realizado de forma presencial.

Este ano, como forma de prevenção à Covid-19, será totalmente virtual, com transmissão no Canal do YouTube do Coletivo Terres. Apesar do distanciamento, a professora Monalisa se mostra entusiasmada: "nossa expectativa é alcançarmos um público maior, aqui do Brasil e do exterior, pois essa edição tem natureza internacional”.

Convidados e participantes

O Simpósio e o Seminário têm em sua programação minicursos, mesas-redondas, grupos de trabalho e palestras, apresentadas por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. A programação completa está disponível no site do evento.

Estarão presentes membros de organizações e redes de Agroecologia, profissionais e estudantes das redes de ensino de educação básica e superior, pesquisadores, representações de organizações não governamentais (ONGs), além de técnicos e gestores de governos de países latinos e de instituições internacionais.

As inscrições continuam abertas. Professores e estudantes de ensino médio, técnico, tecnólogo, graduação e pós-graduação podem se inscrever para participar das atividades, de forma gratuita, até o dia 12 de julho.

Na ocasião, haverá também o lançamento de livros, produzidos pelos pesquisadores e professores Felipe Addor, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Sebastião Reginaldo da Silva Pinheiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Aula Magna em homenagem a Paulo Freire

A abertura do evento, no dia 12, contará com uma Aula Magna, ministrada pelo professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Carlos Rodrigues Brandão. Com o tema "As origens históricas e a atualidade da educação popular freiriana", a aula homenageará o patrono da educação, Paulo Freire, que completaria 100 anos em 2021.

Coletivo Terres

Com sede no Campus Ipanguaçu do IFRN, o Coletivo Terres (Terra, Educação e Saberes) é um grupo de Pesquisa do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Este ano, ele soma sete anos de existência, ou, como diz a professora Natália Melo, do Campus Ipanguaçu, também componente do grupo, “sete anos de resistência”. “O Coletivo já tem uma trajetória de sete anos de Pesquisas a respeito de Educação no Campo, Educação Popular; ligado a trabalhadores rurais, Agroecologia, agricultura familiar”, declarou a professora.

Acesse

Realizar inscrição

Programação I Simpósio Internacional de Educação Popular, Agroecologia e Memória

Canal do YouTube Coletivo Terres