IFRN realiza reunião com universidades do Equador e da Espanha

Encontro com a Universidad Estatal Península de Santa Elena e com a Universidade da Coruña teve o objetivo de discutir parcerias

Publicada em 14/02/2022 Atualizada há 1 ano

Reunião virtual ocorreu na terça-feira, 9 de fevereiro de 2022.

Na última quarta-feira, 9 de fevereiro, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), da Universidad Estatal Península de Santa Elena (UPSE), do Equador, e da Universidade da Coruña (UDC), da Espanha, realizaram uma reunião com o objetivo de discutir possíveis parcerias.

Pelo IFRN, estiveram presentes o assessor de Extensão e de Relações Internacionais, professor Samuel Lima; a assessora de Parcerias Internacionais na Assessoria de Extensão e Relações Internacionais da Pró-Reitoria de Extensão (Aseri/Proex), professora Girlene Moreira da Silva; a coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão do Turismo do Campus Canguaretama, professora Paula Normandia Moreira Brumatti; e o coordenador de Pesquisa do Campus Ipanguaçu e representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), professor Kassio Roberto Brito Soares.

Pela Universidad Estatal Península de Santa Elena, marcaram presença a coordenadora de Pesquisa da Faculdade de Ciências Administrativas, professora Myriam Yolanda Sarabia Molina; a diretora de Internacionalização, Datzania Lizeth Villao Burgos; a coordenadora acadêmica de Vicerrectorado, Gina Brenda Parrales Loor; e a decana da Facultade de Ciencias Administrativas, Verónica Janet Benavides Benítez. Pela Universidade da Coruña, esteve o professor e pesquisador da Faculdade de Turismo, Jakson Renner Rodrigues Soares.

Na ocasião, foi apresentada a proposta de um projeto tele-colaborativo entre as instituições, ocorrendo, inicialmente, com a participação de discentes de Cursos Superiores de Letras e Turismo. Também foram discutidas possibilidades de intercâmbio de estudantes, servidores docentes-pesquisadores e administrativos das três unidades de Ensino.

De acordo com os professores Jakson Renner (UDC) e Myriam Yolanda (UPSE), espera-se que, futuramente, o fomento à mobilidade estudantil seja possível, assim como o desenvolvimento de pesquisas, eventos e produções conjuntas, com o envolvimento de estudantes das instituições. A diretora de Internacionalização da UPSE, Datzania Lizeth, declara que “é um prazer estabelecer esses laços de cooperação com uma prestigiosa instituição brasileira como o IFRN”.

O coordenador de Pesquisa do Campus Ipanguaçu, professor Kassio Roberto, destaca a importância de relações internacionais como essas para o IFRN, argumento reforçado pelo assessor Samuel de Carvalho, ao afirmar que “essa aproximação surge em um excelente momento, uma vez que estamos caminhando com projetos para mobilidade estudantil de alunos de graduação para instituições conveniadas durante 2022”.

Encaminhamentos

Durante o encontro, sugeriu-se o início da redação do Protocolo de Intenções entre o IFRN e as duas instituições, a fim de começar os procedimentos formais para o convênio. Além disso, o IFRN estará presente na I Conferência Internacional de Ciências Administrativas da UPSE, de forma virtual, em setembro deste ano.

Diálogos entre o IFRN e a Universidade da Coruña

O diálogo entre o IFRN e a UDC vem ocorrendo desde 2021. Naquele ano, o professor Jakson Renner ministrou palestras em dois eventos realizados pelo Campus Natal-Central do IFRN: no “Intercâmbio Virtual Formativo De Línguas: Ensino, Comunicação e Tecnologia” (Projeto de Extensão da Internacionalização) e no “I Circuito Internacional de Cultura do IFRN”. Além disso, alguns professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte fazem parte da Red Iberoamericana de Investigación en Experiencia Turística, Saberes Transversales y Bienestar, coordenada pelo professor.

extensao