Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Língua Espanhola

IFRN realiza Circuito Internacional de Cultura

1ª edição foi voltada à relação entre a História e o Turismo de um povo

Publicada em 04/10/2021 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Programação foi dividida em quatro momentos

Entre 22 de setembro e 1º de outubro de 2021, aconteceu, de forma remota, o I Circuito Internacional de Cultura do IFRN. O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa de Espanhol como Língua Estrangeira no Brasil (Nupele), liderado pela professora Maria Trinidad Pacherrez Velasco, professora de Língua Espanhola do Campus Natal-Central (Cnat) do IFRN e pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) – Letras Espanhol, também do Cnat.

O I Circuito Internacional de Cultura, nesta edição voltado à relação entre a História e o Turismo de um povo, tem por objetivo difundir o conhecimento de aspectos turístico-culturais de países hispânicos articulados a seus traços históricos. O evento contou com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - seccional do Rio Grande do Norte (Abrasel/RN), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (Abih/RN) e da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (Setur/RN), além do Núcleo de Línguas (Nupel) do Campus Mossoró, e da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri), ambos do IFRN.

Conferências 

A programação da edição 2021 foi dividida em quatro momentos:

1ª Conferência: Llajta boliviana, proferida pela professora Márcia Eliane Zarabia Lopes, da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern);

2ª Conferência: Un viaje en el tiempo por el corazón del Caribe, proferida pela professora Giselle Sanabria Garcia, da Funcern;

3ª Conferência: Perú mágico, proferida pela professora Maria Trinidad Pacherrez Velasco,  do Campus Natal-Central;

4ª Conferência: Todos los colores de España, proferida pelo professor Jakson Soares, da Universidade da Coruña, na Espanha.

Participações

“Fomentar encontros culturais nas diversas comunidades do IFRN interessadas em conhecer mais das culturas hispanas é sempre um prazer, pois percebe-se ser uma das melhores formas de integrar o mundo. O sucesso do I Circuito Internacional de Cultura é o resultado da união de forças para sua realização, desde a Aseri até a equipe de estudantes que apoiaram e contribuíram na realização. Somos muito a quem nos apoiou”. É o que pensa a professora Maria Velasco, uma das coordenadoras do evento. Já o professor Jakson Soares falou sobre satisfação e oportunidades: “Fico muito feliz por participar de eventos como estes que me permite compartilhar experiências com pessoas aparentemente tão distantes, mas que no fundo estamos do lado. Para o nosso alunado é um momento de perceber que o mundo não é tão grande como parece. Turismo é isso, oportunidade de estar em constante aprendizagem. O mundo é diverso e todas as cores enriquecem o nosso olhar. Parabéns à organização pelo projeto”. Também integrante do grupo de organizadores, para Henrique Fagundes Jr., “O circuito de palestras foi extremamente enriquecedor.  Tive a oportunidade de participar também como organizador e essa experiência, sem dúvida, foi importante para minha formação”, disse o estudante da Licenciatura de Espanhol do Campus Natal-Central.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas