Internacionalização
IFRN realiza aula inaugural do curso de Português para estrangeiros com participação internacional
Ação ocorre virtualmente, no dia 13 de abril
Publicada por Renan Gabriel em 10/04/2026 ― Atualizada em 13 de Abril de 2026 às 13:58
A Diretoria Sistêmica de Internacionalização (Dint) do IFRN realizará a aula inaugural do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Português Brasileiro para Estrangeiros, no dia 13 de abril de 2026, às 20h (Horário de Brasília), virtualmente, através canal oficial do IFRN no Youtube. Para a técnica em Assuntos Educacionais, Rosemary Alves, “A iniciativa marca o início de mais uma importante ação de internacionalização da instituição, reunindo estudantes de diferentes países da América Latina”.
Ao todo, estão sendo ofertadas 260 vagas destinadas a instituições parceiras conveniadas, tendo como objetivo promover o ensino da língua portuguesa em sua variante brasileira, contemplando aspectos linguísticos e culturais, além de contribuir para a formação acadêmica e profissional de estudantes de outros países.
Participam desta edição estudantes vinculados às seguintes instituições:
- Instituto Caro y Cuervo (Colômbia);
- Universidad Nacional de Quilmes (Argentina);
- Universidad de Chile (Chile);
- Universidad Provincial de Córdoba (Argentina);
- Universidad Pedagógica Nacional (Colômbia);
- Universidad Estatal Península de Santa Elena (Equador); e
- Universidad Tecnológica del Uruguay (Uruguai).
A aula inaugural contará com a apresentação da proposta pedagógica do curso, orientações sobre a plataforma de ensino e uma acolhida institucional voltada à integração de participantes.
Para Janaína Oliveira, coordenadora do curso FIC de Português para estrangeiros, “É uma grande alegria podermos iniciar mais um semestre do curso de Português Brasileiro para Estrangeiros, ofertado na modalidade a EaD, fortalecendo os vínculos entre o IFRN e nossas instituições parceiras em diferentes países. A oferta online amplia o alcance da nossa ação de internacionalização ao proporcionar oportunidades de aprendizagem linguística e intercultural a estudantes de diferentes contextos. Mais do que ensinar a língua portuguesa, buscamos promover o diálogo entre culturas, o respeito à diversidade e a construção de uma formação mais global e cidadã".
Acesse
- Palavras-chave:
- IFRN Internacionalização Curso FIC Português para estrangeiros