Produção científica

IFRN publica anais da VI Secitex

Material está disponível para download

Publicada por Habyner Lima em 15/01/2024 Atualizada há 3 meses, 2 semanas

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) publicou os Anais da VI Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN, a Secitex. Os artigos e resumos visam disseminar a produção científica do Instituto para além dos dias do evento propriamente dito e ainda promover os trabalhos realizados pela comunidade .acadêmica. As produções foram submetidas ao Congresso de Iniciação Científica do IFRN (Congic), à Mostra Tecnológica e ao Simpósio de Extensão. O documento está disponível para download e visualização, através do repositório institucional do IFRN, o Memoria.

Representação

“O evento já é consolidado no que diz respeito à produção científica no estado”, disse Avelino Neto, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRN. O gestor ainda comentou sobre a disseminação dos conteúdos: ”A Secitex representa a potência do IFRN na difusão das ações de ensino, pesquisa, inovação, extensão e internacionalização, mostrando os impactos concretos na vida da instituição e da sociedade. Por meio dos anais do evento, alunas e alunos, ainda no Ensino Médio Integrado, têm acesso à prática da publicação científica. Isso significa que tais estudantes vivem práticas de educação científica desde cedo”.

Samira Delgado, pró-reitora de Extensão do Instituto, falou sobre a qualidade dos trabalhos apresentados e a sua disponibilização: ”A divulgação é mais um importante marco desse que é o maior evento acadêmico do IFRN. A qualidade dos trabalhos apresentados durante a semana agora poderá ser conferida e acessada através dessa publicação", disse.

VI Secitex

A VI Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN foi realizada de 4 a 6 de outubro de 2023 no Campus Currais Novos. O evento contou com 1.650 inscrições e mais de 500 trabalhos apresentados; a programação integrou uma temática diversa, contando com o XVI Congresso de Iniciação Científica (com comunicação oral e Pôster), a IX Mostra Tecnológica, o VIII Simpósio de Extensão (com mostra e pôster), a Mostra Coletiva de Artes e a 2ª edição do Aprender, evento acadêmico que oferta capacitações de curta duração ao público da Secitex, desenvolvidas por servidores e estudantes do IFRN e por convidados externos.

“A programação superou todas as expectativas, desde o número de estudantes e servidores ao número de visitantes da região que prestigiaram o evento. A qualidade dos trabalhos apresentados proporcionou à região do Seridó um contato com eventos de grande porte de cunho científico e cultural”, relatou Andreilson Oliveira, diretor-geral do Campus Currais Novos, na sede do evento.

Próxima edição

O evento já aconteceu em Santa Cruz (2015), Parnamirim (2016), Caicó (2017), Natal (2018) e Mossoró (2019). O próximo Campus que irá receber a programação é o Natal-Zona Norte, em 2025. "Será o maior evento científico já realizado na região e trabalharemos com afinco para fazer valer e deixar marcado esse momento na história do IFRN”, disse Edmilson Campos, diretor-geral do Campus.

produção
secitex