Pós-graduação
IFRN promoveu I Seminário de Autoavaliação e Planejamento da Pós-Graduação Stricto Sensu
Evento reuniu especialistas e discutiu avaliação dos programas de pós-graduação, preparando ações futuras para o IFRN
Publicada por Max Praxedes em 20/08/2024 ― Atualizada há 3 meses, 2 semanas
Nos dias 13 e 14 de agosto de 2024, a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou o I Seminário de Autoavaliação e Planejamento da Pós-Graduação Stricto Sensu. O evento, promovido pela Diretoria de Pós-Graduação (DIPG), aconteceu em formato híbrido nas instalações da Reitoria e do Campus Natal-Zona Leste do Instituto, e contou com a participação de pesquisadores com experiência nas áreas de Avaliação da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Entre os especialistas convidados estavam Giselle Rôças e Marcus Vinicius da Silva Pereira, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), atuando na Área de Ensino; Raquel Franco de Souza, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na Área Interdisciplinar - Ciências Ambientais; e Ramon de Oliveira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Área de Educação. Também marcaram presença os membros dos colegiados dos programas de pós-graduação do IFRN, como o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) e o Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino), entre outros.
Durante a abertura do evento, realizada no Auditório 01 do Campus Natal-Zona Leste, o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, enfatizou a importância do seminário para alcançar excelentes resultados na avaliação dos cursos stricto sensu: “O Seminário é uma oportunidade crucial para refletirmos sobre nossas práticas e identificarmos caminhos para fortalecer ainda mais a qualidade dos nossos programas de pós-graduação,” afirmou. Na oportunidade, o reitor também ressaltou as ações da Propi voltadas para a qualidade dessas avaliações.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Avelino Neto, destacou a série de eventos realizados nos últimos quatro anos, que contaram com a participação de especialistas externos ao IFRN, focando em identificar e implementar melhorias nos programas de pós-graduação.
O Seminário incluiu oficinas mediadas por professores da Propi, com atuação em diferentes programas de pós-graduação, como André Toledo (PPGUSRN) e Francinaide Nascimento (PPGEP). As oficinas proporcionaram um espaço para debates e reflexões sobre as práticas adotadas nos programas, com o objetivo de identificar melhorias e alinhar as ações às exigências institucionais e externas.
Ao final do evento, o professor Tito Matias, da DIPG, ressaltou a relevância das discussões para o encerramento do ciclo avaliativo do quadriênio 2021-2024. Ele também indicou que a DIPG/Propi organizará encontros específicos com cada programa de pós-graduação para discutir as necessidades identificadas pelos pesquisadores externos. “Com essas visitas, finalizaremos um ciclo de apoio que se iniciou em 2021, com um encontro realizado com todos os programas”, concluiu a professora Francinaide.
- Palavras-chave:
- Pós-graduação Propi Evento Seminário Stricto Sensu