Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Servidores

IFRN promove minicurso estratégico em compras internacionais e importação direta

Explorando estratégias de importação de bens de pesquisa, o curso acontece na Reitoria do Instituto

Publicada por Max Praxedes em 27/03/2024 Atualizada há 1 mês

Nos dias 27 e 28 de março deste ano, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) está organizando um minicurso sobre Compras Internacionais e Importação Direta de Bens de Pesquisa, que acontece na Reitoria da instituição. Com uma duração de 12 horas, o curso tem como objetivo fornecer aos participantes os fundamentos essenciais e as melhores práticas para realizar compras internacionais e importações diretas de bens essenciais para pesquisa.

O curso é direcionado tanto aos diretores administrativos dos campi quanto aos servidores da Pró-Reitoria de Administração (Proad) do IFRN, visando capacitá-los com conhecimentos abrangentes sobre o processo de compras internacionais. Além disso, o evento explorará as nuances da importação direta de bens de pesquisa, fornecendo dicas práticas e estratégias para garantir uma importação suave e eficiente. "Num mundo cada vez mais interligado, compreender os processos e procedimentos necessários para adquirir produtos de alta qualidade de fornecedores ao redor do mundo torna-se crucial", destacou o reitor do Instituto, professor José Arnóbio.

Minicurso sobre Compras Internacionais (2024)

Os participantes que completarem com sucesso o minicurso receberão um certificado de conclusão, reconhecendo sua participação e o conhecimento adquirido. Ao final da capacitação, espera-se que os participantes estejam equipados com as habilidades e o conhecimento necessário para conduzir com sucesso compras internacionais e importações diretas de bens de pesquisa, enfrentando os desafios do cenário global de compras e importações com confiança e competência.

Minicurso sobre Compras Internacionais (2024)

Preparação institucional na importação de bens de pesquisa

"Esse curso é de extrema importância para a instituição. Atualmente, o IFRN não possui expertise em compras por importação; no entanto, após a realização do curso e a parceria com a Unipampa, acredito que será um ponto de virada significativo no âmbito da Pesquisa e Inovação do IFRN. Esperamos, num futuro próximo, começar a realizar nossas compras por importação e, consequentemente, aumentar nossas publicações de projetos de pesquisa da instituição", ressaltou o coordenador da Comissão de Administração da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi) do Instituto, Sueldo Junior.

"O minicurso dá continuidade a um processo de preparação institucional de todos os setores envolvidos na importação de bens de pesquisa. Esse processo começou em novembro de 2021, quando visitamos a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e conhecemos o trabalho do servidor Eduardo Palmeira; continuou com o envio do servidor Sueldo Júnior, diretor de Administração do Campus Nova Cruz, à Unipampa, em 2023, para uma formação intensiva com Eduardo. E continua, agora, com os diretores de Administração de todos os campi. O próximo público a ser capacitado será o dos pesquisadores. Depois disso, esperamos que os processos de importação, que começam a tramitar com maior frequência no IFRN, se tornem mais céleres e facilitem o trabalho dos pesquisadores nos laboratórios e grupos de pesquisa", disse o pró-reitor da Propi, professor Avelino Neto.

Minicurso sobre Compras Internacionais (2024)

Palavras-chave:
Minicurso
Compras
importação
Administração
Servidores

Notícias relacionadas