IFRN promove IX Jogos Intercampi dos Estudantes

Atividades vão acontecer de 28 de agosto a 2 de setembro nos campi Natal-Central, Parnamirim e na UFRN

Publicada por Max Praxedes em 25/08/2023 Atualizada há 8 meses, 1 semana

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) irá promover, através da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes), da Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (Digae) e contando, ainda, com os professores de Educação Física do IFRN, os IX Jogos Intercampi dos Estudantes, que acontecem de 28 de agosto a 2 de setembro.

A edição 2023 tem 1.490 estudantes inscritos, superando as 1.233 inscrições da última edição, realizada em 2022. Com sede nos campi Natal-Central e Parnamirim e atividades na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no evento serão disputadas as modalidades individuais de: Atletismo, Judô, Natação e Tênis de Mesa; e as modalidades coletivas: Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol, Voleibol, Xadrez e Vôlei de Praia.

Integração através da prática esportiva

Os Jogos buscam introduzir na vida das alunas e alunos a importância de uma vida saudável, através da prática esportiva. De acordo com o regulamento geral do evento, os principais objetivos da ação são:

• Promover a prática do esporte escolar com fins educativos, assegurando ao estudante acesso à prática esportiva, preconizado pelo Art. 217 da Constituição Federal de 1988;
  • Ampliar o intercâmbio sociocultural e esportivo entre os campi do IFRN;
  • Contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, democrático, autônomo e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte para o desenvolvimento de uma cultura de saúde e do lazer;
  • Possibilitar a seleção de atletas que disputarão os Jogos das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Etapa Nordeste e Nacional de 2023;
  • Expandir as vivências com o esporte, a cultura, a sociedade e o meio ambiente, de modo a oferecer mais oportunidade de acesso à prática do esporte e ao conhecimento da vida.
IX Jogos Intercampi dos estudantes (2023)

A prática esportiva na construção da cidadania

De acordo com o reitor da Instituição, professor José Arnóbio, a prática esportiva já faz parte da tradição do IFRN. "Em 2019, infelizmente, não conseguimos realizar os jogos. Ano passado a gente voltou, depois da pandemia, e foi um movimento inicial, mas que foi importante para a retomada. Esse ano a gente acredita que, até do ponto de vista de nível técnico, as modalidades vão ter um melhor desempenho, porque as alunas e alunos começaram a participar mais efetivamente das atividades e das competições em seus campi", comentou.

Animado para participar dos Jogos, o estudante Luiz Felipe, que cursa o Técnico Integrado em Edificações no Campus Natal-Central, irá competir na modalidade Natação e está torcendo pelo bom desempenho de atletas do Campus: "Espero que a gente consiga bons resultados", disse. Luiz destacou, ainda, a relevância de participar da ação: "É importante a participação dos estudantes no esporte e em eventos como os Jogos Intercampi, pois mostra que o IFRN é referência tanto em educação como também em atividades esportivas, e isso é benéfico para a instituição e para qualquer atleta, pois, além de nos unirmos para obter bons resultados nas competições, ocorre também um processo de socialização e integração entre estudantes e escola".

Aluna de Programação de Jogos Digitais do Campus Ceará-Mirim, é a segunda vez que Eloisa Iwen participa dos Jogos, este ano nas modalidades Futsal e Handebol. Para Eloisa, as expectativas são altas: "Espero vencer novamente a etapa regional, jogar a fase nordeste e, quem sabe, participar da etapa nacional, já que esse é meu último ano na instituição", ressaltou. Para a estudante, os Jogos Intercampi são importantes, pois promovem o incentivo ao esporte: "Ter a oportunidade de ver a união de todas as delegações, de escutar os gritos das torcidas a cada gol, a cada defesa, é extremamente emocionante. É também um ótimo momento para desopilar, já que o IFRN possui uma carga horária de estudos intensa. Uma semana competindo e conhecendo novas pessoas é a oportunidade perfeita para descontrair. Me sinto lisonjeada de poder participar novamente e, principalmente, por representar o lugar que eu sempre sonhei em estudar e poder jogar o que eu amo", declarou.

"Com certeza esses jogos vão ser importantes. Até porque a prática esportiva é essencial na formação de nossas alunas e alunos. No esporte você tem que conviver com o coletivo e com a diversidade, que são fundamentais no nosso cotidiano. A troca de cultura, a aprendizagem que esse grupo de estudantes vai ter ao longo da semana gera uma expectativa nos demais alunos e também nos professores. Espero, sinceramente, que todas e todos possam compreender a real dimensão da importância da prática esportiva na construção da cidadania", finalizou o reitor José Arnóbio.

Abertura

A abertura dos IX Jogos Intercampi dos Estudantes vai acontecer na segunda-feira, dia 28, a partir das 16h, no campo de futebol do Campus Natal-Central do IFRN. Reunindo a comunidade interna e externa do Instituto, o evento conta com a apresentação das delegações dos campi, além do acendimento da tocha olímpica, símbolo da competição, e apresentação artística dos estudantes, promovida pela Comissão Organizadora dos Jogos.

Acesse:

Jogos Intercampi