IFRN participou de encontro estratégico sobre gestão de pessoas em Brasília

Atividade integrou o Fórum de Dirigentes de Gestão de Pessoas

Publicada por Habyner Lima em 19/04/2024 Atualizada há 1 semana, 6 dias

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participou da reunião do Fórum de Dirigentes de Gestão de Pessoas (Forgep) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), realizada de 16 a 18 de abril em Brasília-DF.

Durante a reunião, os novos dirigentes de pessoas da Rede Federal receberam acolhimento, e foram discutidos temas atuais e relevantes no contexto da gestão de pessoas. Inicialmente, representantes do Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) apresentaram propostas de reestruturação das carreiras dos técnicos administrativos em educação e dos docentes ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) durante as negociações atuais. Além disso, os dirigentes analisaram a situação da greve à luz da gestão de pessoas nas instituições da Rede Federal.

No segundo dia, o foco esteve nas discussões técnicas promovidas pela participação da coordenadora-geral de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Silvilene Souza, que apresentou as ações que estão em desenvolvimento pela pasta, como é o caso de um programa de formação de gestores, assim como a elaboração de uma proposta de projeto de lei que contemple demandas de expansão e consolidação da Rede Federal.

Na conclusão do encontro, foi elaborado um documento que será apresentado à Câmara de Gestão de Pessoas do (Conif), contendo sugestões de melhorias para o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass). Além disso, os dirigentes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) apresentaram ações desenvolvidas com foco na qualidade de vida no trabalho no âmbito da Instituição.

Gestão de pessoas

“Participar das reuniões é sempre uma oportunidade de compartilhar experiências bem sucedidas, assim como de buscar soluções coletivas para questões que são compartilhadas no dia-a-dia pelos dirigentes de pessoal da Rede Federal. No atual contexto de greve, o encontro proporcionou o reconhecimento do papel fundamental que a Gestão de Pessoas tem desenvolvido na mediação organizacional e ainda a discussão necessária sobre os aspectos da carreira dos servidores”, disse a diretora de Gestão de Pessoas do IFRN, Lorena Faustino, representante do Instituto na atividade.

Forgep

O Fórum de Gestão de Pessoas é um órgão de assessoramento da Câmara Temática de Gestão de Pessoas do CONIF; é composto por um representante de cada instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, responsável pelas ações sistêmicas vinculadas ao tema.

forgep
gestão de pessoas