Agricultura Familiar

IFRN integra Agenda de Entregas do Governo Federal

Instituto assinou contratos para aquisição de alimentos

Publicada por Cleyton Nascimento em 30/11/2023 Atualizada há 5 meses

A convite da Superintendência estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o IFRN participou da Agenda de Entregas do Governo Federal para o público da Agricultura Familiar. O evento aconteceu na manhã do dia 30 de novembro, no Mercado da Agricultura Familiar, em Natal.

A agenda integrou a programação da Feira Potiguar da Agricultura Familiar. Na oportunidade, o Instituto – junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e ao Banco do Nordeste (BNB) – assinou contrato para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Segundo Dário Andrade, à frente da Superintendência no Rio Grande do Norte, o Governo Federal vem reestabelecendo e ampliando ações para o fortalecimento da agricultura familiar, visto que “o segmento é um recurso estratégico ao qual devemos dar maior visibilidade. Ao chegar aos 20 anos do Programa de Aquisição de Alimentos, merecem destaque iniciativas de órgãos públicos como o IFRN nesse aspecto do apoio à agricultura familiar”, disse o superintendente.

Participação e aquisições

O IFRN foi representado por uma comitiva da Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (Digae): Fernanda Bonini, João Batista Macedo e Valéria Oliveira, essa última gestora do setor. Erivaldo Lima, que lida com licitações na Reitoria, também integrou o grupo. A Diretoria é o setor sistêmico que desenvolve e coordena um conjunto de ações, atividades e serviços que buscam fortalecer o acesso, a permanência e êxito estudantil no ambiente escolar. Entre essas ações, Programa de Alimentação Estudantil do IFRN.

Encontro da Agricultura Familiar

“O evento, muito significativo para as pessoas que compõem a agricultura familiar, também foi de grande relevância para o IFRN e demais entes públicos presentes, sejam compradores, como nós, sejam bancos, que financiam as organizações produtoras. Fizemos, durante a agenda, o destaque sobre a importância de solidificar essas parcerias em 2024, para – inclusive – alcançar um dos principais objetivos estratégicos: a permanência e êxito, que buscamos com o auxílio do Programa de Alimentação Estudantil”, disse Valéria. A diretora ainda destacou que, em 2023, o IFRN já realizou 541.169 mil atendimentos em alimentação nos campi do Instituto”.

Levantamento da Digae mostra que, somente em 2023, o Instituto adquiriu mais de 150 toneladas em produtos da agricultura familiar no RN, tais como jerimum, feijão, cebola, leite, queijo, frutas, polpa de frutas, além de biscoitos e bolos, tudo adquirido em 33 instituições e servindo às 21 unidades de ensino presencial.

PAA
Digae