Internacionalização

IFRN participa do Encontro Pontes Americanas

Evento aconteceu nos dias 10 e 11 de maio, em Recife

Publicada por Ramon Soares em 19/05/2023 Atualizada há 11 meses, 1 semana

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio da sua Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri) participou, nos dias 10 e 11 de maio, em Recife, do Encontro Pontes Americanas de Internacionalização dos Institutos Federais da Região Nordeste do Brasil. O evento reuniu gestores dos Institutos Federais da região que atuam no processo de internacionalização em suas instituições.

Além das iniciativas próprias do governo estadunidense, o encontro possibilitou a reunião dos gestores dos IFs com representações diplomáticas de outros 20 países, como Alemanha, Suécia, México, Cabo Verde, entre outros. A Embaixada dos Estados Unidos, através da unidade consular em Recife, apresentou um conjunto de iniciativas que podem beneficiar toda a comunidade acadêmica dos institutos federais da região. No evento, foram apresentadas experiências exitosas de estudantes da Rede Federal que participaram de iniciativas promovidas pelo país, como o Jovens Embaixadores, Power4girls e Community College Initiative Program.

Internacionalização do IFRN

Os Estados Unidos dispõem de diversos programas e projetos voltados à educação, como o EducationUSA, que é uma rede global de centros de orientação educacional que fornece informações, recursos e serviços para ajudar estudantes estrangeiros a navegar no processo de admissão em instituições de ensino superior dos Estados Unidos, desde a escolha das escolas até a inscrição e a obtenção de visto. O IFRN já manifestou interesse em implementar um centro EducationUSA na instituição e está avaliando essa possibilidade.

Representando o Instituto, participaram do encontro o assessor de Extensão e Relações Internacionais, Samuel Lima, o assessor de Mobilidade Internacional, Bruno Lima, e o assessor de Políticas Linguísticas, Bruno Rafael.

Encontro Pontes Americanas
Internacionalização