IFRN participa de oficina sobre plano nacional da pós-graduação

Atividade reuniu Instituições de Ensino Superior, sociedade civil e setor produtivo

Publicada por Max Praxedes em 04/09/2023 Atualizada há 8 meses, 2 semanas

No dia 30 de setembro, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participou da Oficina Estadual de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível & Prospecção de Inovações na Pós-Graduação para o Novo PNPG (2024-2028), promovida pela Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern) e pela Capes.

A atividade, que ocorreu na Escola de Governo do RN, contou com a participação de representações de Instituições de Ensinou Superior (IES) públicas e privadas, além de membros da sociedade civil e do setor produtivo. O objetivo da Oficina foi traçar os temas estratégicos para a formação de mestres e doutores no RN e para a atração de pós-doutores.

Pelo IFRN, participou o professor Avelino de Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. Segundo o professor, a oficina permitiu a interação entre academia, sociedade civil e empresários, sendo relevante para as definições do próximo Plano Nacional da Pós-Graduação (PNPG). "Esperamos que os temas traçados se traduzam em metas e estratégias para o fortalecimento da pós-graduação no estado", acrescentou o pró-reitor.

Oficina sobre plano nacional da pós-graduação (2023)

Um dos temas discutidos também foi a interiorização da pós-graduação e a importância do IFRN nesse contexto. Sobre o tema, salientou o pró-reitor: "Por sermos a IES mais capilarizada no território estadual, é importante contribuir, em parceria com as outras IES, para um maior acesso das populações do interior aos cursos de mestrado e doutorado".

A oficina tem sido promovida pela Capes, em parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa, em todas as unidades da federação. Espera-se que o novo PNPG esteja disponível à comunidade científica brasileira no início de 2024.

Fapern
Pós-graduação