IFRN participa de evento sobre campi agrícolas e soberania alimentar

II Fórum de Educação do Campo foi promovido pelo Instituto Federal de Brasília

Publicada por Max Praxedes em 15/06/2023 Atualizada há 10 meses, 3 semanas

Na quarta-feira, dia 14 de junho, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participaram do II Fórum de Educação do Campo (II Forcampo). O encontro foi promovido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e contou com transmissão pelo canal TV IFB, no Youtube.

Pelo IFRN, participaram o diretor-geral do Campus Ipanguaçu, professor José Geraldo Bezerra Galvão Junior; o diretor-geral Campus Apodi, Francisco Damião Freire Rodrigues; e a professora do Campus Canguaretama, Giovana Gomes Albino. O reitor do Instituto, professor José Arnóbio, também compareceu ao evento, cumprindo também agenda junto à reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif).

O Forcampo é um órgão de assessoramento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O órgão é responsável pela discussão e elaboração de propostas de políticas sistêmicas vinculadas ao tema. Entre outras ações, o grupo discute questões sobre estrutura das unidades agrícolas, incluindo recursos humanos e financeiros, a ressignificação do ensino agrícola e melhorias didático pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem voltadas à educação do campo.

Debates

O professor Geraldo Júnior participou da mesa-redonda “A estrutura física do Campus Agrícola como possibilidade de permanência e êxito”, destacando o papel das Unidades de Técnicas Demonstrativas (UTD’s) na vivência dos alunos; as trilhas ecológicas em espaços com áreas produtivas, ambientais e turísticas; a sustentabilidade como coleta de resíduos e o tratamento de resíduos; os Núcleos de Estudos de Agroecologia; o Projeto Campus Verde; o Centros de Vocações Tecnológicas para estudantes e a comunidade e os Núcleos de Incubação Tecnológica.

Em outra atividade, o professor apresentou a experiência exitosa “Tratamento e reuso de efluentes domésticos na agricultura – projeto-piloto como estratégia de sustentabilidade ambiental na Rede Federal de Educação do Rio Grande do Norte”, retratando o resultado da cooperação técnica entre o IFRN Campus Ipanguaçu e a Empresa Florestana, na instalação de uma Estação de Tratamentos de Efluentes (ETE) no Campus e a subsequente aplicação do efluente tratado em área de cultivo agrícola com coqueiro, bananeira, mamoeiro e culturas anuais. O projeto fortalece as ações de sustentabilidade de apoio nas atividades de ensino, pesquisa e extensão para o público interna e externo à instituição.

A estrutura física dos campi agrícolas como possibilidade de permanência e êxito, moradia estudantil, setores de produção/alimentação, atividades pedagógicas realizadas nas comunidades do campo das águas e das florestas e agroecologia foram temas debatidos durante a manhã do II Seminário do Fórum de Educação do Campo, que tiveram os painéis focados na permanência e êxito nos campi agrícolas e soberania Alimentar.

Acesse:

Forcampo