IFRN participa da etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais

Disputas acontecem até sábado, dia 28 de outubro, na cidade de Fortaleza

Publicada por Max Praxedes em 24/10/2023 Atualizada há 6 meses, 3 semanas

De 23 a 28 de outubro deste ano, estudantes-atletas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participam da etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais. Com 105 estudantes, o IFRN é a segunda maior delegação dos Jogos, sendo a primeira do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Jogos das Instituições Federais - Etapa Nacional (2023)

O evento conta com disputas no Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Basquete, Futsal, Futebol, Handebol, Voleibol e Vôlei de Praia. Das 11 modalidades, dez acontecem no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), enquanto as provas de Atletismo serão realizadas no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ao todo, são 36 delegações com representantes de Institutos Federais de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal, incluindo o Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).

A cerimônia de abertura aconteceu na segunda-feira, dia 23, no ginásio do Centro de Formação Olímpica (CFO) do Nordeste. Na ocasião, diversas autoridades estiveram presentes, além das delegações dos Institutos Federais e a comunidade externa. A programação contou com apresentações culturais, desfiles das delegações, o acendimento da tocha olímpica, símbolo da competição, e o juramento do atleta.

Esporte, lazer e cultura

"É um momento de extrema importância porque está na própria natureza da Rede Federal: nós temos o compromisso de não apenas formar o aluno como um profissional preparado para atuar no mundo do trabalho, mas também tem que ter na formação dele o esporte, o lazer, a cultura. Os Jogos dos Institutos fazem parte da nossa realidade, então, eles se envolvem muito com isso e, de certa forma, é extremamente rico porque isso permite que eles tenham uma integração, tanto formando com as suas equipes um diálogo, alinhando metas, estratégias, como também uma interação entre as outras Unidades da Rede. Isso é muito bom, essa possibilidade de em um país continental você ter no mesmo espaço gente das cinco regiões, de todos os estados do Brasil, interagindo aqui. Então é riquíssimo e a gente fica muito feliz em poder trazer o maior número possível de atletas, porque potencial eles têm", disse Leopoldina Veras, presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

“Em 2018, foi um sucesso e tenho certeza que esse ano será novamente. Que possamos ter mais conquistas em termos orçamentários e de pessoal, para que a Rede Federal consiga demonstrar todo seu potencial, como vislumbramos observar nesses Jogos”, disse o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Getúlio Marques Ferreira.

Jogos das Instituições Federais - Etapa Nacional (2023)

Troca de conhecimentos e experiências culturais

"Gostei muito da recepção do IF do Ceará e da forma como fizeram a abertura. As danças foram incríveis e me arrepiava toda vez que uma música nova começava. Achei interessante a maneira como incorporaram a cultura ao acender a tocha Olímpica, representando a relação com as Olimpíadas. Estou com grandes expectativas, já que é meu primeiro ano e estou aqui com outros colegas do primeiro ano. Já chegamos ao brasileiro e acredito que temos capacidade para conquistar medalhas e representar nossa instituição. No atletismo, darei o meu máximo e acredito que nos outros esportes também farão o mesmo", disse Letícia Santos, aluna do Curso Técnico em Controle Ambiental no Campus Natal-Central do IFRN.

"Toda abertura dos Jogos gera expectativas. A deste ano foi muito interessante: o trabalho do acendimento da pira com elementos da cultura local e a receptividade das delegações na entrada fizeram a diferença. O entrelaçamento das equipes é essencial para fortalecer o espírito de competição dos Jogos. Esperamos que esses dias de evento sejam momentos de grande aprendizado para nossos alunos", disse o professor José Arnóbio, reitor do IFRN. "É inegável a contribuição da prática esportiva para o desenvolvimento dos alunos, pois proporciona a troca de conhecimentos e experiências culturais. Através dos esportes, eles aprendem sobre regras e como lidar com vitórias e derrotas., que é uma importante reflexão. Para muitos dos nossos alunos, essa é a primeira vez que eles saem do nosso estado, isso é algo significativo e com certeza ficará marcado em suas vidas", finalizou.

Jogos das Instituições Federais - Etapa Nacional (2023)]

Jogos da Instituições Federais

Os Jogos das Instituições Federais acontecem todos os anos, reunindo estudantes-atletas de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para chegar à Etapa Nacional, os competidores participaram das etapas regionais, e os vencedores se encontram, de 23 a 28 de outubro, para as disputas em Fortaleza (CE).

Este ano, os Jogos são organizados pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Comissão Organizadora dos Jogos dos Institutos Federais (Cojif). O evento conta o financiamento do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), com complementação das instituições participantes que compõem a Rede Federal.

Acesse:

JIFs 2023