Reconhecimento

IFRN participa da 5° edição da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais

Instituto contou com a representação de 22 estudantes de 14 campi

Publicada por Habyner Lima em 25/05/2023 Atualizada há 10 meses

No período de 19 a 21 de maio deste ano, estudantes dos Institutos Federais participaram da 5° edição da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (Omif). A competição foi realizada no Campus Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi representado por 22 estudantes, e obteve excelente desempenho: três medalhas de prata; três de bronze; e três menções honrosas.

O professor de matemática e responsável pela comitiva do Campus Santa Cruz do IFRN, Cristiano Gobbi, destacou a importância da competição e troca de conhecimentos entre os alunos: “A participação é importante primeiro porque os alunos não só fazem uma prova, mas também participam de um evento de três dias onde tem oficinas, minicursos e palestras, o que traz uma bagagem de aprendizagem enorme, além disso eles podem socializar com alunos de outros campi ou estados que também são medalhistas de diversas olimpíadas”, destacou o servidor.

Na cerimônia de encerramento, o IFRN foi homenageado pela sua grande contribuição na parte científica do evento, em especial, o Campus São Paulo do Potengi que propôs e desenvolveu sete atividades. A delegação do IFRN foi a maior do país, dentre os Institutos Federais, contando com mais de 50 docentes e discentes. A próxima edição da OMIF terá como sede a cidade de Cuiabá.

Dedicação, preparo e experiência

A rotina de estudos diários e preparação para as competições já é algo corriqueiro para Jamilly Emilly, estudante do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Informática, do Campus Santa Cruz, e medalhista de prata na competição, ela comenta como é representar o IFRN em competições da matéria: “Eu me preparei pra OMIF da mesma forma que eu tento me preparar para todas as olimpíadas científicas, principalmente as de matemática, que foi resolvendo provas anteriores, apesar do tempo curto por causa dos estudos para o ENEM, TCC, e provas, eu tentei entender o estilo de provas da OMIF através das questões que caíram nos anos anteriores, e isso me ajudou muito a saber o que o eu podia esperar da prova esse ano”. A jovem ainda relata como é a troca de experiências com alunos de outras instituições: “Trazer uma medalha pro meu campus foi algo que eu nunca esquecerei. Ela representa todas as pessoas que confiam em mim e que me apoiam desde sempre: meus pais, toda minha família, meus amigos e professores. Mas além da medalha, poder conhecer e socializar com pessoas de todas as partes do país já teria valido a pena por si só, sem contar em compartilhar isso com o restante da delegação do IFRN que estava lá em peso”, relatou a mais nova medalhista de prata.

Confira a lista de estudantes do IFRN premiados na olimpíada:

Medalhistas de Prata 🥈
Jamilly Emilly da Silva Campelo Campus Santa Cruz