Ensino de qualidade

IFRN obtém conceito de excelência do Inep

Resultado vem após nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC)

Publicada por Luciano Silva em 05/04/2024 Atualizada há 3 semanas, 4 dias

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), divulgou, na última terça-feira (2), o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que analisa a qualidade das instituições de ensino superior no Brasil. Na avaliação, que se refere ao ano de 2022, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) conquistou nota 4, em uma escala de 1 a 5, o que significa conceito de excelência.

A diretora de Regulação e Ensino do IFRN, Íria Cosme, explica que a conquista do conceito 4 no IGC é “o reconhecimento de toda a dedicação, o compromisso e a excelência que o IFRN tem desempenhado ao longo desses 114 anos, transformando vidas através da educação e promovendo o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e do nosso país”.

Segundo a professora, o resultado indica que os cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu do IFRN cumprem com os parâmetros mínimos exigidos pelo MEC, além de contar com docentes capacitados, instalações e equipamentos de ponta e desempenho por parte dos estudantes.

Índice Geral de Cursos

Para obter o resultado das avaliações, o IGC baseia-se na nota atribuída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aos cursos de pós-graduação da instituição. Também leva-se em consideração a média de cada curso no Conceito Preliminar do Curso (CPC), que, por sua vez, é composto por diferentes variáveis, como o Conceito Enade e a porcentagem de docentes com mestrado e doutorado.