Economia solidária
IFRN lança projeto de agricultura familiar
A iniciativa conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário
Publicada por Cecilia Melo em 21/03/2024 ― Atualizada em 21 de Março de 2024 às 16:44
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) lançou nesta quarta-feira, 20, o projeto “Fortalecimento das cooperativas, associações e empreendimentos solidários da agricultura familiar”, em evento no auditório da Reitoria do Instituto.
A iniciativa conta com fomento do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e será executada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFRN. A professora do Campus Mossoró, Francisca Torres, será a coordenadora geral da proposta, que visa atender 20 grupos ligados à economia solidária no estado.
O projeto
O projeto se propõe a fortalecer a auto-organização das mulheres que constroem experiências de agricultura nas zonas urbanas ou rurais - apoiando sua organização nas bases do cooperativismo -, bem como prestar assessoria em gestão, visando melhorias na produção.
A pró-reitora de Extensão, Samira Delgado, representou o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, no lançamento. Para Samira, a proposta visa fortalecer as mulheres agricultoras: “Tivemos uma manhã com importantes falas a respeito desse projeto tão importante para os enfrentamentos solidários, para as comunidades, para as mulheres sobretudo, porque a agricultura familiar é feminina, é feminista”, disse.
Lançamento
O lançamento contou com um momento de mística, feita pelo grupo Xique Xique e apresentação cultural conduzida pela cantora Eva Rocha.

Representantes do MDA estiveram presentes no evento, bem como a sub-secretária de Mulheres Rurais, Maria da Conceição Dantas, o coordenador geral de Cooperativismo da Secretaria de estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Rogério Mauro, o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Lucenilson de Oliveira e João Cabral e Silmara Dantas pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do RN (Fetraf-RN).
Também marcaram presença, Alexandre Lima pela Sedraf, Cláudia Lopes pela Marcha Mundial de Mulheres, a representante do Movimento Sem Terra (MST), Williana Pereira, as deputadas estaduais Isolda Dantas e Divaneide Basílio e a vereadora de Natal, Brisa Bracchi.
- Palavras-chave:
- IFRN Agricultura Familiar Lançamento