IFRN dá início ao ‘I Congresso Nacional de Meio Ambiente em Ceará-Mirim’

Evento acontece até o dia 4 de junho e estabelece discussões sobre educação ambiental

Publicada em 02/06/2022 Atualizada há 1 ano

Cerimônia contou com a presença de autoridades internas e externas.

O ‘I Congresso Nacional de Meio Ambiente em Ceará-Mirim’ deu início às atividades previstas. A cerimônia de abertura foi presidida pelo reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), José Arnóbio, e foi realizada no Campus Ceará-Mirim, na manhã da quarta-feira (01/06).

A abertura do evento contou com a apresentação musical da Banda Municipal Tenente Djalma Ribeiro da Silva, regida pelo maestro Bruno Penha, e também contou com a execução de um Toré, ritual indígena que une dança e música.

O início das atividades do congresso foi marcado pela presença de estudantes, do IFRN e de outras instituições de ensino, servidores e da comunidade externa. O tema do Congresso neste primeiro ano de realização é “Vida! Terra! Clima!” e as atividades promovidas nos próximos dias serão conferências, apresentações culturais, trilhas, oficinas, minicursos, entre outras.

José Arnóbio, reitor do Instituto, destaca a importância de se pensar nas questões voltadas para o meio ambiente e salienta a necessidade da comunidade participar das discussões estabelecidas. "Pensar em meio ambiente não é só observar o que o IFRN desenvolve. É muito mais. É fazer com que a sociedade reflita e pense o seu papel enquanto ser de transformação social”, conta.

Representando as instituições, estiveram presentes e compuseram a mesa diretiva o reitor do Instituto, José Arnóbio, o prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César Câmara, a secretária municipal de Educação Básica e Cultura, Maria Margareth Pereira, o diretor da 5ª Diretoria Regional de Educação e Cultura do RN, Agenor Florêncio, e o diretor-geral do Campus Ceará-Mirim, Alan Paulo Silva.

Também compuseram a mesa representantes de povos indígenas e quilombolas, como Francisco Canindé, liderança do povo de Lagoa do Mato, Cadu, representante do povo de Rio dos Índios, Tayse, cacique dos Mendonças, Francisca, cacique da Lagoa do Tapará, Tony, cacique da Ladeira Grande, e Júnior Quilombo, representante da Comunidade Quilombola de Coqueiros.

O evento

O ‘I Congresso Nacional de Meio Ambiente em Ceará-Mirim’ objetiva mobilizar o diálogo acerca do Meio Ambiente e suas intersecções entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Ações de pessoas envolvidas na luta cotidiana por uma vida pessoal e planetária mais sustentável também serão observadas durante as atividades.

Convidados como Daniel Munduruku, Graça Graúna, Ceiça Almeida e Conceição Amorim estarão presentes nas atividades e discussões para contribuição conjunta na execução do evento.

O Congresso é uma expansão da ‘Semana de Meio Ambiente’, realizada pelo Campus Ceará-Mirim do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), entre 2016 e 2019.

A programação prevista para esta quinta-feira (02/06) contará com a realização de minicursos, discussões, trilhas e oficinas, como a que ocorrerá às 14h, que abordará o tema ‘A implementação de jogos analógicos com material reciclável’. Além disso, no dia 4 de junho, às 7h, haverá o ‘XI Mutirão Praia Limpa’ na praia de Jacumã.

Programação do 'I Congresso Nacional de Meio Ambiente em Ceará-Mirim'

extensao