Internacionalização

IFRN e Universidade do Cabo Ocidental firmaram acordo de cooperação internacional

Representantes do IFRN realizaram missão internacional na Cidade do Cabo, em parceria com a universidade sul-africana

Publicada por Max Praxedes em 27/11/2023 Atualizada há 5 meses, 2 semanas

De 19 a 26 de novembro deste ano, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizaram uma missão internacional junto à Universidade do Cabo Ocidental (University of Western Cape - UWC), na Cidade do Cabo, na África do Sul. Durante o período, foram realizadas reuniões administrativas e acadêmicas.

Pelo IFRN, participaram da missão o reitor do IFRN, professor José Arnóbio; o assessor de Extensão e Relações Internacionais, Samuel Lima; o assessor de Mobilidade Internacional, Bruno Lima; e o diretor de Gestão da Tecnologia da Informação, Tarso Casadei. Além disso, também integrou a missão internacional a chefe do Departamento de Relações Internacionais do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Carol Bello.

IFRN e UWC (2023)

Colaboração

Na presença do reitor da UWC, professor Tyrone Pretorius, do assessor executivo e de Planejamento Institucional, Larry Pokpas, do diretor de Relações Internacionais, Umesh Bawa, e do diretor do Centro de Pesquisa sobre multilinguismo e diversidades da Faculdade de Artes e Humanidades, Quentin Williams, foram realizadas atividades de apresentação das instituições, suas histórias, estruturas, departamentos e cursos. Além disso, ocorreram reuniões para planejar atividades de mobilidade internacional e interações remotas para estudantes e servidores, bem como para apresentar projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos nas instituições. Por fim, foi realizada a cerimônia de assinatura da cooperação internacional entre o IFRN e a UWC.

"Fazer essa interação entre o continente africano e as instituições da Rede Federal é o primeiro passo para ações de internacionalização comprometidas com a solidariedade e a justiça social. A UWC tem uma rica história de luta contra a segregação e foi responsável pela formação de grandes nomes na história da África do Sul. A partir de agora, iniciaremos atividades de aproximação entre os servidores das duas instituições para que projetos sejam desenvolvidos em colaboração", disse o reitor José Arnóbio.

IFRN e UWC (2023)

Internacionalização