INTERNACIONALIZAÇÃO

IFRN e Universidade de Montpellier firmam novo acordo de cooperação

Já existia uma parceria nas áreas de Turismo e Educação Profissional

Publicada em 24/06/2021 Atualizada há 1 ano

No dia 27 de maio de 2021, o IFRN celebrou um acordo de cooperação internacional com outra faculdade da Universidade de Montpellier (França): a Faculdade de Ciências e Técnicas das Atividades Físicas e Desportivas. O novo convênio foi firmado especificamente com o Laboratório Santesih (Saúde, Educação, Situações de Deficiência), dirigido por Eric Perera, representante francês da cooperação.

Para o diretor do Santesih, “a parceria com o Instituto Federal é fruto de trabalhos desenvolvidos conjuntamente desde 2018; esperamos ampliá-la por meio de novas pesquisas e intercâmbio de investigadores”. Segundo Avelino de Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação e representante brasileiro do acordo, “o Santesih é um laboratório com iniciativas bastante consolidadas no âmbito da pesquisa em Saúde, Educação e Deficiências; será uma ótima oportunidade para que servidores de diversas formações realizem intercâmbios em diversas frentes”.

Histórico de ações

Desde 2016, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte possui convênio com a Faculdade de Educação (FDE) da Universidade de Montpellier. Juntos, realizaram diversas atividades ao longo dos últimos cinco anos, como projetos de pesquisa, publicações conjuntas, palestras nos campi Natal-Central e Mossoró, eventos na França e períodos de professores visitantes franceses no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP). No início deste ano, com o suporte da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri), houve uma reunião para planejar a renovação e a expansão da parceria.

Para 2021, está prevista a participação do professor Jacques Gleyse, representante francês do convênio com a FDE, na conferência de abertura do II Encontro de Professores de Educação Física do IFRN, que vai acontecer entre os dias 17 e 20 de agosto. Além disso, se as condições sanitárias permitirem, o docente estrangeiro realizará novo período de visitante nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do IFRN no fim deste ano, com recursos do CNPq garantidos pelo projeto de pesquisa interinstitucional coordenado pelo professor Avelino de Lima Neto e levado a cabo por ambas as instituições. Para Samuel Lima, assessor de Extensão e de Relações Internacionais, “a busca por fomentos externos à instituição favorece a independência das ações dos acordos, sobretudo em momentos de restrição orçamentária”.

Site do laboratório Santesih

extensao