IFRN e Universidade de Coimbra assinam acordo de cotutela

A cotutela é uma cooperação que permite obter dupla titulação

Publicada por Giovanna Alves em 29/11/2023 Atualizada há 5 meses, 3 semanas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte assinou, juntamente com a Universidade de Coimbra, em Portugal, um acordo de cotutela para o doutoramento da servidora Elizomar de Assis Nobre. A cotutela é um tipo de cooperação que permite ao pós-graduando obter título de mestre ou doutor por uma instituição nacional e uma internacional.

No caso da servidora, o acordo de cotutela prevê que ela execute o seu plano de trabalho de doutorado na Rede Nordeste de Ensino (Renoen),no Campus Mossoró, do IFRN, sob a orientação do professor Márcio Adriano de Azevedo. Concluindo o doutorado com dois diplomas, um pela Universidade de Coimbra e outro pela Renoen/IFRN.

CORTE

Pioneirismo

É a primeira vez que o IFRN faz um acordo de cotutela com uma universidade internacional. Feito esse, que abrirá portas para que outros servidores façam seus mestrados e doutorado em instituições estrangeiras, bem como alunos estrangeiros possam firmar acordos de cotutela com o IFRN.

"Estou muito feliz por ter sido pioneira nesse processo. Sempre tive o interesse em fazer a cotutela com a instituição que sou servidora, principalmente porque o tema do meu doutorado é sobre o IFRN", afirma Elizomar.

Cotutela

Os acordos de cotutela podem ser aplicados a estudantes e servidores do IFRN que se candidatem a receber títulos de mestre ou doutor de instituições estrangeiras, ou a estudantes e servidores de instituições estrangeiras que se candidatem a receber títulos de mestre ou doutor pelo IFRN.

Os acordos são feitos de forma individual em que cada aluno interessado deverá construir em conjunto com os orientadores um plano de trabalho que deverá executar na instituição de acolhimento.

O acordo de cotutela entre o IFRN e a Universidade de Coimbra foi assinado pelo reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Paula Júnior, e pelo reitor da Universidade de Coimbra, professor João Gabriel Silva.

Doutoranda

Em 2021, Elizomar iniciou doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e manifestou interesse em firmar um acordo de cotutela entre a Universidade de Coimbra e o IFRN. A aprovação foi realizada pela política de pós-graduação do IFRN que foi publicada através da Resolução 41/2023 - CONSUP/IFRN de 9 de agosto de 2023.

“Como aluna da Universidade de Coimbra e servidora do IFRN, vejo a cotutela como uma oportunidade de estreitar os laços entre ambas instituições, principalmente no que tange a pesquisa conjunta e a internacionalização das instituições.”, conta.

Universidade de Coimbra
Cotutela