Internacionalização

IFRN e Universidade da Colômbia desenvolvem ações no âmbito de sua parceria

Reunião remota tratou sobre a mobilidade internacional de estudantes e servidores

Publicada em 15/07/2022 Atualizada há 1 ano

Na última quarta-feira, dia 14 de julho, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio de sua Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri/IFRN), realizou uma reunião remota com a Universidad Pedagógica Nacional (UPN), da Colômbia, para dar continuidade às ações previstas no âmbito do acordo de cooperação internacional. Participaram do encontro gestores do Instituto, um representante da Coordenação Local do Programa de Pós-Graduação em Ensino, associação do IFRN com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), além de representantes dos Departamentos de Química e de Recreação da UPN.

Na ocasião, os participantes debateram sobre a mobilidade internacional de estudantes e de servidores, e a organização de eventos. Informações da Aseri dão conta de que o Instituto pretende, ainda em 2022, lançar um edital de Mobilidade Internacional Discente, com vagas para estudantes de graduação de diferentes campi da instituição para realizarem mobilidade na UPN. A escolha pelos cursos e campi é resultado do trabalho realizado pelos interlocutores do convênio, bem como orientada pelo que está previsto no Projeto Estratégico IFRN Internacional, do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2026, como também pela política de interiorização da internacionalização executada pela atual gestão da Aseri/IFRN.

Os recursos para financiar a mobilidade de estudantes são oriundos de emendas parlamentares para a assistência estudantil. O assessor destaca que para avançar com o programa de mobilidade internacional de estudantes do IFRN, tem sido considerado o PDI, os índices de mobilidade internacional, o projeto estratégico da assessoria, os recursos oriundos de emendas, experiências com programas de mobilidade passadas, além do apoio das Pró-Reitorias, das diretorias sistêmicas e dos campi do IFRN. Atualmente, servidores e estudantes da UPN participam do curso FIC em Português Brasileiro para Estrangeiros, oferecido pelo IFRN às universidades estrangeiras parceiras.

Fortalecimento das relações internacionais

Também como estratégia de fortalecimento das relações internacionais entre as instituições, o IFRN planeja receber, ainda em 2022, a visita técnica de dois pesquisadores da UPN. A ação está sendo planejada a partir da colaboração entre o Campus Mossoró e a Reitoria, de modo que os pesquisadores possam realizar atividades em diversos campi, como Pau dos Ferros, Ipanguaçu, Currais Novos, além de serem recebidos pela Reitoria, onde vão ministrar palestras e participar de reunião no Campus Mossoró do IFRN.

Por fim, na reunião houve destaque para a necessidade da realização da segunda edição do Encontro Colombo-Brasileiro em Ensino de Ciências e Suas Tecnologias (Encuentro Colombo-Brasileño de Enseñanza de las Ciencias y Tecnologías). Sua primeira edição ocorreu em novembro de 2021, sendo transmitido pelo canal da Maestría Docencia de la Química, da UPN, no Youtube.

pesquisa
servidores