Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Interinstitucional

IFRN e Secretaria Estadual de Educação discutem parcerias

Ações com benefícios mútuos foram tema do encontro

Publicada em 18/02/2022 Atualizada há 1 ano

Gestores debateram propostas de capacitação e qualificação, entre outros

Na tarde do dia 17 de fevereiro, servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN) do Governo do Rio Grande do Norte realizaram reunião. Na pauta: eventuais parcerias dentro do convênio recentemente renovado entre as instituições, como capacitação e qualificação de pessoal e ações em arte e cultura. A reunião, que aconteceu na sede da SEEC/RN, ainda abordou atividades na área da pós-graduação stricto sensu.

Capacitação de servidores em nível internacional

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, professor Avelino Lima Neto, apresentou um diálogo já estabelecido com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) sobre o reconhecimento de diplomas de servidores do IFRN que cursaram mestrado e doutorado na Universidade do Minho (UMinho), em Portugal. “A qualificação de excelência realizada pelos servidores do IFRN na UMinho, ao ser reconhecida pelos programas da UERN, aproximará essa importante instituição pública dessa que é uma das melhores universidades europeias na área das Ciências da Educação”, frisou Avelino. Atualmente, a Pró-Reitoria de Pós-graduação da UERN realiza um diagnóstico sobre possíveis programas que poderão, conforme dispositivos institucionais e normativos legais vigentes, proceder ao reconhecimento de diplomas.

Qualificação de servidores do futuro IERN

Ao considerar o anúncio, feito ainda em 2021 pelo governo do Estado, sobre a criação do Instituto de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN), o professor Avelino Lima Neto ressaltou a abertura de dois programas stricto sensu do IFRN para a capacitação de professores e técnicos dessa nova iniciativa estadual. “O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), situado no Campus Natal-Central, e o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), localizado no Campus Mossoró, estão abertos ao diálogo para possíveis convênios com vistas a ofertar mestrado e doutorado aos servidores dos IERN”, disse o pró-reitor. Outras ofertas do IFRN, como a Licenciatura em Formação Pedagógica para não-licenciados (Campus Parnamirim), e a Especialização em Educação Profissional (Campus Natal-Zona Leste), também foram mencionadas como oportunidades privilegiadas para a qualificação dos profissionais.

Ações em arte e cultura na Unidade Rio Branco do Campus Natal-Cidade Alta

Víctor Varela, assessor de Relações com o Mundo do Trabalho na Pró-Reitoria de Extensão, apresentou um histórico sobre a Unidade Rio Branco e sua importância na cena cultural e educacional potiguar: “Para além do seu lugar histórico e afetivo para o IFRN, os servidores da Unidade Rio Branco têm uma expertise referenciada no desenvolvimento de projetos, eventos e cursos que integram educação, cultura e lazer”. Víctor ainda acrescentou que as ações de ensino, pesquisa, extensão e produção cultural da Unidade já possuem reconhecimento da comunidade e podem fortalecer ainda mais as políticas públicas dessas áreas com a ampliação das parcerias entre o IFRN e a Secretaria de Educação e, em especial, com a Fundação José Augusto.

Encaminhamentos

O professor Getúlio Ferreira, secretário estadual de Educação, solicitou o envio de um ofício, por parte do IFRN, com as possíveis ofertas de capacitação para os servidores estaduais. Além disso, os presentes agendaram uma reunião para tratar exclusivamente de parcerias na área de arte, cultura e alfabetização, envolvendo os equipamentos culturais estaduais e a Unidade Rio Branco do CAL. Por fim, o secretário também se comprometeu a dar o apoio necessário à UERN para viabilizar o reconhecimento de diplomas dos servidores do Instituto Federal. “Nossa instituição centenária, especialista em Educação Profissional e Tecnológica, está à disposição do governo e da sociedade potiguar para fortalecer a educação pública em suas necessidades”, ressaltou a professora Antônia Silva, reitora em exercício do IFRN.

Pela SEEC/RN, participaram ainda da reunião: Márcia Gurgel, secretária adjunta de Educação, Glauciane Pinheiro, coordenadora de Desenvolvimento Educacional e Ana Morais, chefe de gabinete. 

 
Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas