Gestão

IFRN e Polícia Militar do RN avançam em parceria estratégica

Reunião discutiu desenvolvimento de sistemas, cessão de Suap e qualificação de pessoal para fortalecer a segurança pública

Publicada por Max Praxedes em 23/02/2024 Atualizada há 2 meses, 1 semana

Representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e membros da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) reuniram-se, mais uma vez, na Reitoria, em mais um passo importante para consolidar parcerias. O encontro, realizado na quinta-feira, dia 22, teve como principal objetivo dar continuidade às tratativas iniciadas em dezembro de 2023, rumo à assinatura de acordos de cooperação.

Pelo IFRN, participaram da reunião a reitora em exercício, professora Samira Delgado; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação em exercício, professor João Teixeira; a professora Tarcimária Gomes, representando a coordenação de Pós-Graduação; e o diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, Tarso Latorraca. Pela PMRN, estiveram presentes o diretor de Ensino, coronel Manoel Kennedy; o diretor de Tecnologia, Inovação e Comunicação, coronel Elton; o membro da Diretoria de Tecnologia, Inovação e Comunicação, capitão Liano; o auxiliar técnico da 6ª Seção, soldado Leonardo, e o major Luiz Felipe, da Diretoria de Projetos e Convênios.

Reunão entre IFRN e PMRN (2024)

Pautas e encaminhamentos

Durante a reunião, diversos pontos de cooperação foram discutidos, incluindo projetos de desenvolvimento de sistemas de tecnologia de informação e comunicação, a cessão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) e a qualificação de pessoal por meio de cursos de pós-graduação lato sensu.

Um dos acordos estabelecidos envolve o desenvolvimento conjunto de sistemas de tecnologia de informação e comunicação, com a participação ativa dos estudantes e servidores do IFRN. Na reunião, foi discutido o plano de trabalho com os sistemas a serem desenvolvidos na parceria. "A proposta dessa ação é possibilitar que nossos alunos tenham a vivência prática no desenvolvimento de sistemas no setor de segurança pública", ressaltou o professor João Teixeira.

Outro ponto destacado foi a cessão do Suap à PMRN, visando otimizar diversos processos administrativos da Polícia Militar. Além disso, a qualificação do pessoal também foi abordada, com ênfase na oferta de cursos voltados para a segurança pública. "Os cursos a serem ofertados podem ser realizados tanto presencialmente quanto a distância em todo o estado, abrangendo temas de Gestão e Governança de Segurança Pública, entre outros voltados à educação, como o curso de Formação Pedagógica", destacou a professora Tarcimária Gomes.

De acordo com a professora Samira Delgado, esses esforços demonstram o compromisso contínuo do IFRN e da PMRN em fortalecer suas parcerias e promover o desenvolvimento mútuo na área de segurança pública.

Reunão entre IFRN e PMRN (2024)

Gestão
IFRN