Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Rádio IFRN

IFRN e EBC realizam encontro para discutir a implementação de rádio pública

Instituto receberá uma concessão de rádio que fará parte da Rede Nacional de Comunicação Pública

Publicada por Cecilia Melo em 23/02/2024 Atualizada há 2 meses, 1 semana

Representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) se reuniram na última terça-feira, 20, com membros da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para debater sobre a implementação da rádio pública do Instituto.

O projeto da rádio nasceu de uma parceria da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) com a EBC, em 2023, após acordos do IFRN com a Empresa para receber o crédito orçamentário destinado à instalação da infraestrutura da emissora.

Estavam presentes na reunião a reitora em exercício do IFRN, professora Samira Delgado; o coordenador de Radiodifusão da EBC, Leandro Marques; representantes da Tecnologia de Informação, Engenharia Civil, Comunicação, Audiovisual e Projetos do IFRN, além de membros da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern).

Vistoria técnica

Além da reunião, foi feita uma vistoria técnica das estruturas físicas disponíveis pelo IFRN, para definir o local mais adequado para a instalação do sistema transmissor, torre e antena. Se tratando do estúdio, a instituição apresentou a proposta de sua implantação ser nas antigas instalações do Campus Natal-Centro Histórico do IFRN, que já possui um projeto de transformação em Centro de Tecnologia e Cultura do Instituto.

Para o gerente executivo de planejamento da EBC, Vancarlos Alves, o prédio é uma boa opção para abrigar o estúdio: “A emissora de rádio FM do IFRN naquelas instalações será muito importante para a consolidação daquele espaço”, disse.

MIOLO IFRN e EBC fazem reunião sobre implementação de rádio pública (1080 x 540 px)

Programação própria

Além de transmitir a programação nacional da EBC, a rádio do IFRN deve ter uma grade mista, contendo também programação local própria. Os programas elaborados podem ser tanto voltados para a educação e cultura, como informativos.

Para a professora do Campus Centro-Histórico, Edivânia Duarte, a rádio pode ser uma oportunidade para o desenvolvimento dos alunos na área da comunicação: “A Rádio do IFRN abre um universo de oportunidades para toda a comunidade escolar, especialmente para a prática profissional dos discentes em alguns cursos, como Multimídia e Produção Cultural”, disse.

Expectativa

A rádio será mais um dispositivo para a comunicação do Instituto, além de criar uma ponte entre o IFRN e a comunidade externa. De acordo com a assessora de Comunicação Social e Eventos da instituição, Clara Bezerra, a expectativa é de que o novo projeto gere frutos: “Nosso objetivo é que a Rádio IFRN reforce a comunicação pública não só no Instituto, mas em todo Rio Grande do Norte, contribuindo com a produção e a divulgação de conteúdo tecnológico, científico e cultural. Queremos estabelecer uma interlocução com toda a sociedade”, destacou.

Sobre a gestão financeira da rádio, o coordenador de Monitoramento de Projetos da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes), Carlos André, explicou que será de responsabilidade da Funcern: “A gestão administrativa e financeira da emissora de rádio será realizada pela Fundação, por meio de uma parceria estabelecida, através de projeto integrado de extensão e ensino”, explicou.

Palavras-chave:
IFRN
Comunicação
Rádio

Notícias relacionadas