IFRN discute parcerias com o corpo de bombeiros militar do RN

Capacitação recíproca foi um dos temas da reunião

Publicada por Habyner Lima em 09/02/2024 Atualizada há 2 meses, 3 semanas

Representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), se reuniram com uma comitiva do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM/RN), para tratar de possíveis parcerias futuras entre as instituições. O IFRN foi representado pelo reitor da instituição José Arnóbio; Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; Valéria Regina, diretora de Gestão de Atividades Estudantis. Pelo Corpo de bombeiros, participaram o coronel Luiz Monteiro da Silva Júnior, comandante-geral; coronel Wanderlei Bezerra, diretor de Atividades Técnicas; e 1º tenente Bruno Henrique Ferreira, Ajudante de Ordens da companhia.

Inicialmente, o Reitor apresentou a estrutura do IFRN e informou ao Comandante-Geral a disponibilidade do IFRN para receber membros do CBMRN no evento. Em seguida, o professor Avelino explicitou a adesão da instituição ao Fórum de Universidades pela Paz (Foup), cuja adesão institucional será realizada durante o Simpósio, e convidou o CBMRN a se somar a essa iniciativa, junto a outras forças de Segurança do Estado.

Reunião IFRN e Corpo de Bombeiros_Matéria - Corpo

Capacitação e inovação

Os representantes da corporação relataram a experiência em prevenção e combate ao suicídio e à violência, temas que poderão ser trazidos à tona nas atividades do FOUP. “Acreditamos que uma parceria em capacitação nessa direção será enriquecedora inclusive para os servidores da instituição, que com certa frequência precisam lidar com essa demanda”, salientou Valéria.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRN apresentou a proposta de especialização em Gestão e Governança da Segurança Pública, preparada especialmente para os profissionais desse ramo no estado. “Estamos confiantes de que os servidores dessa área irão aderir e poderemos abrir a primeira turma no segundo semestre”, afirmou o professor Avelino sobre a oferta.

Por fim, o Comando geral apresentou ao IFRN a necessidade de realizar análises de materiais coletados nas atividades da corporação, o que o Reitor informou poder ser realizado nos Laboratórios dos campi do instituto.

Encaminhamentos

O professor Arnóbio asseverou que as atividades podem ser inclusas em um acordo de cooperação. “A formalização jurídica dá maior segurança à parceria e permite oficializar as iniciativas em capacitação e em prestação de serviços pelos laboratórios”, afirmou o Reitor.

IFRN
Bombeiros