IFRN discute atualização da Política de Saúde Estudantil

Documento é construído a partir de diálogo com a comunidade do Instituto

Publicada por Max Praxedes em 15/09/2023 Atualizada há 7 meses, 3 semanas

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através da Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (Digae), está promovendo a atualização da Política de Saúde Estudantil do instituto. A primeira versão do documento foi lançada em 2015, com o objetivo de nortear as ações de promoção, prevenção e recuperação à saúde dos estudantes do IFRN, a partir da definição de diretrizes, objetivos, indicadores e metas.

Desde o início de 2023, o documento vem passando por revisões sucessivas. No primeiro semestre foi realizada a revisão técnica do documento por uma Comissão instituída pela (Digae). A minuta foi apresentada no II Encontro de Profissionais da Saúde e Assistência Estudantil do IFRN, realizado em agosto. A partir disso, o regimento entrou em uma nova fase de análises, no período de 30 de agosto a 15 de setembro, onde os profissionais, que compõem a Assistência Estudantil dos campi, setor responsável por executar a política de saúde com os estudantes, fizeram suas contribuições para atualização da minuta, tendo um diálogo aberto com toda comunidade do Instituto.

Janmille Valdivino, odontóloga do Campus Nova Cruz, contribuiu ativamente na construção do documento: “ A primeira versão da Política de Saúde Estudantil foi construída entre os anos de 2013 a 2014, sendo publicada em 2015. Para a construção desta versão, os profissionais se debruçaram em bases de dados epidemiológicos de saúde nacionais para priorização de agravos em saúde que comprometiam o processo ensino-aprendizagem, considerando que a época a escola não possuía dados de saúde sistematizados. Para a construção da nova versão do documento, contamos com os dados epidemiológicos de saúde advindos do prontuário eletrônico do Suap, bem como de levantamentos feitos juntos aos profissionais de saúde que atuam nos diversos campi do IFRN”, disse a servidora.

O documento passará por avaliação dos gestores institucionais e será submetido à aprovação no Conselho Superior do IFRN (Consup), com expectativa de que até o final deste ano o documento seja aprovado por todas as instâncias para entrar em vigor no início de 2024.