Equidade e justiça

IFRN discute adesão ao Fórum de Universidades pela Paz

Atividades incluem capacitação em educação para a paz

Publicada por Cleyton Nascimento em 25/01/2024 Atualizada há 3 meses, 3 semanas

No dia 25 de janeiro de 2024, representantes do IFRN se reuniram para planejar a adesão institucional ao Fórum de Universidades pela Paz (Foup). A reunião objetivou discutir as ações relativas à adesão do IFRN ao Foup. “Inicialmente, é importante que servidores e estudantes conheçam o Fórum e a temática da Educação para a Paz”, afirmou o professor Avelino Neto, à frente da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi). A diretora de Gestão de Pessoas (DIGPE), Lorena Faustino, complementou: “A fim de preparar os servidores para o desenvolvimento das ações nos campi, iremos promover cursos em um momento posterior”.

A adesão do IFRN está prevista para acontecer no mês de maio. Em seguida, será iniciada a capacitação. Possivelmente, em agosto ocorrerá o I Fórum de Educação para a Paz do IFRN, já com participação da comissão formada e qualificada na temática. Para o professor Rafael Trentin, “A adesão do IFRN ao Foup representa o compromisso da instituição com a sociedade, promovendo Educação para a Paz de forma sistêmica, para prevenir, mapear e mediar a violência por meio de projetos e ações com os campi, como protagonista em relação à temática no âmbito educacional.”

Educação para Paz

"Promover diálogos, pesquisas e ações pela paz, desprovida de interesses político-partidários, religiosos e/ou ideológicos. Sendo o Fórum de Universidades pela Paz um espaço e ambiente capaz de fomentar, a partir das competências e experiências das instituições de ensino superior, em parceria com os governos e outras instituições, discussões sistêmicas das realidades sociais relevantes para a paz e a produção de conhecimentos sobre a temática envolvendo as suas múltiplas variáveis", descreve o Portal Foup.

A Educação para Paz (EP) é uma temática que dialoga com as diversas frentes institucionais: Ensino, Pesquisa, Extensão e qualificação dos servidores. Além disso, a EP está diretamente relacionada de maneira especial à área dos Direitos Humanos. Nessa direção, os participantes da reunião encaminharam que os servidores futuramente responsáveis pelas ações ligadas ao tema estejam vinculados ao Comitê de Direitos Humanos do IFRN, em processo de reativação.

Fórum de Universidades pela Paz

IFRN

Além do professor Avelino Neto e Lorena Faustino, participaram da reunião: o servidor Jobson Maranhão - pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex); Amélia Reis, pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen); e Erasmo Oliveira, coordenador de Desenvolvimento de Pessoal, setor da DIGPE. Rafael Trentin, do Campus João Câmara, é o articulador da adesão do IFRN ao Foup.

Propi
Educação pela Paz