Interinstitucional

IFRN celebra inauguração da 1ª fase da Infovia Potiguar

O projeto visa melhorar o acesso à internet no interior do estado

Publicada por Cecilia Melo em 08/04/2024 Atualizada há 3 semanas

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participou nesta segunda-feira, 8, da inauguração da primeira etapa do projeto Infovia Potiguar, do Governo Federal. O evento contou com a participação do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e de demais instituições.

Para o diretor de inovação tecnológica do IFRN, professor João Teixeira, o projeto é importante para o avanço tecnológico e acadêmico da região: "A inauguração desta primeira etapa é um marco significativo não só para o IFRN mas para toda a comunidade acadêmica e a população do Rio Grande do Norte. Agora, nossos campi terão acesso a uma internet de qualidade superior, o que é essencial para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação nas áreas de sistema de informação e computação", afirmou.

Infovia Potiguar

O projeto é fruto de uma colaboração entre o governo federal, o governo do RN, o IFRN, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Estadual do Semiárido (Ufersa), a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e outras instituições.

Segundo Teixeira, a Infovia visa revolucionar o modelo de conectividade no interior: “A Infovia Potiguar pretende revolucionar a infraestrutura de conectividade em nove cidades do interior, interligando 174 pontos, como escolas, órgãos públicos e centros de pesquisa, com redes de alta velocidade. Esse avanço assegura que as instituições desfrutem de uma internet de 1 Gb/s, com potencial de expansão até 100 Gb/s em trechos específicos”, informou.

Já o diretor-geral do Campus Pau dos Ferros do IFRN, professor Emanuel Oliveira, acredita que o projeto beneficia os campi do interior e pode potencializar o trabalho do Núcleo de Análise de Dados e Inteligência Computacional (Nadic) no Campus: "A Infovia Potiguar representa uma janela de oportunidades para o Nadic, potencializando nossas pesquisas e projetos em áreas vitais como análise de dados e inteligência computacional", disse.

Acesse:

IFRN