IFRN celebra 114 anos neste sábado, 23 de setembro

Publicada por Max Praxedes em 23/09/2023 Atualizada há 7 meses, 2 semanas

A história do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) teve início em 23 de setembro de 1909, com a criação da Escola de Aprendizes Artífices, em Natal. A instituição, onde atualmente funciona a Casa do Estudante de Natal, ofertava curso primário, de desenho e oficinas de trabalhos manuais.
Ao longo dos anos, a instituição adquiriu novas nomenclaturas, transformando-se e mantendo o mesmo objetivo: proporcionar uma educação pública, gratuita e de qualidade para o Rio Grande do Norte.

• 1909 - 1937: Escola de Aprendizes Artífices;
  • 1937 - 1942: Liceu Industrial;
  • 1942 - 1965: Escola Industrial de Natal;
  • 1965 - 1999: Escola Técnica Federal (ETFRN);
  • 1999 - 2008: Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RN);
  • 2009 - atualmente: Instituto Federal (IFRN).
IFRN 114 anos (2023)

O IFRN expandiu, e o que teve início com a Escola de Aprendizes Artífices, hoje, resulta em 22 campi, que atendem a mais de 40 mil estudantes em todo o Rio Grande do Norte, alcançando, ainda, os estados do Ceará e da Paraíba. São 114 anos atuando na promoção do Ensino, da Pesquisa e da Inovação, da Extensão e da formação cidadã.

Mensagem do reitor

"A história da nossa Instituição nasce em 1909, às margens do Rio Potengi. Passados 114 anos desde o nosso nascimento como casa de educação, muita coisa mudou: saímos de escola de aprendizes e artífices para IFRN; saímos de Natal e nos interiorizamos; saímos de 90 alunos em 1909 para mais de 40 mil matrículas, mas a essência dos nossos profissionais, professoras, professores , administrativos, trabalhadores e trabalhadoras terceirizados não mudou. São vocês que fazem a diferença diária, levando conhecimento e acolhimento a cada um dos nossos alunos e alunas, de Pau dos Ferros a Natal. Neste dia de celebração, desejo vida longa a esta Instituição de ensino, que a cada dia faz com que as jornadas dos filhos e filhas das classes trabalhadoras deste país possam transformar o sonho de homens e mulheres em realidade. Viva a educação pública, gratuita e socialmente referenciada. Parabéns ao IFRN e aos homens e mulheres desta instituição centenária", disse José Arnóbio, reitor do IFRN.

IFRN
Aniversário