IFRN assina Termo Aditivo com Instituto Politécnico da Guarda

Documento marca a primeira dupla diplomação do IFRN

Publicada por Ramon Soares em 25/10/2023 Atualizada há 6 meses, 2 semanas

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), de Portugal, assinaram, em parceria, o primeiro Termo Aditivo Específico entre as instituições. O documento estabelece a cooperação e a colaboração visando a produção científica, tecnológica e cultural de ambas as unidades, assim como a produção de informações direcionadas ao desenvolvimento social.

A assinatura do Termo é direcionada aos cursos de Licenciatura em Engenharia Civil e Mestrado de Construções Civis do IPG e Bacharel em Engenharia Civil do IFRN. A parceria é fundamentada no reconhecimento recíproco de ambas as instituições e das suas formações, com o objetivo de complementar o currículo acadêmico e o compartilhamento de informações de forma diferenciada.

Samuel Lima, assessor de Extensão e Relações Internacionais, celebra e destaca a internacionalização do Instituto. "É com alegria que celebramos mais esta ação da internacionalização do IFRN, ampliando suas atividades transversalmente e enriquecendo, neste caso específico, a nossa oferta educacional no âmbito do ensino superior", afirma.

Destacando o histórico do processo, iniciado ainda em 2020, o professor André Toledo, coordenador do curso ofertado pelo instituto norte-riograndense, ressalta duas informações principais: o reconhecimento internacional conquistado pelo IFRN e o histórico de colaborações já realizadas entre as instituições.

“Nós já ofertamos disciplinas em comum, com estudantes das duas instituições, e como o IPG é uma organização que recebe muitos alunos estrangeiros, tivemos disciplinas com alunas e alunos de quase todos os continentes”, contou. O professor salienta, ainda, as oportunidades que serão possíveis para os estudantes: “tanto para os alunos de lá, que vão poder atuar no mercado brasileiro, quanto para os nossos estudantes, que poderão atuar em toda a Europa e em outros continentes também”.

De acordo com a professora Girlene Silva, responsável pela Assessoria de Parcerias Internacionais. Os termos aditivos são necessários para formalizar o desenvolvimento de atividades específicas entre o IFRN e as instituições estrangeiras parceiras. A docente celebra, também, o fato de que será a primeira dupla diplomação do Instituto.

Termo Aditivo
IPG