Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Colaboração em Rede

Gestores representam o IFRN em Fóruns da Rede Federal

Reuniões aconteceram durante esta semana em Salvador, no IFBA, e Brasília, na sede do Conif

Publicada em 03/05/2022 Atualizada há 1 ano

Participaram cerca de 120 dirigentes máximos das áreas das áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão das instituições da Rede Federal.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participou de quatro eventos promovidos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Os Fóruns aconteceram entre os dias 26 e 29 de abril, e foram sediados pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA) e pelo próprio Conif, em Brasília, e reuniram os pró-reitores de Ensino, Pesquisa e Extensão das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além de dirigentes sistêmicos de áreas como Tecnologia da Informação.

Fórum dos Dirigentes de Ensino

O Fórum dos dirigentes de Ensino (FDE) reuniu pró-reitores de Ensino de toda a Rede Federal do país, inclusive o representante de Ensino do IFRN, o professor Dante Moura. O encontro ocorreu presencialmente, na Reitoria do IFBA, localizada em Salvador. Diversos temas foram abordados nos encontros promovidos para discussões dos servidores da área de Ensino, como a formação inicial de professoras e professores. Além disso, a realização do Seminário Nacional de Formação de professores na Rede Federal e os desafios e possibilidades do Ensino no contexto da pandemia também foram discutidos. 

Fórum de pró-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Diversas pautas foram discutidas no Fórum de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog), mas a principal, e mais importante, foi a continuidade da realização de Pesquisa de qualidade com a elevada carga horária de aulas proposta pela Portaria n° 983. A necessidade de manifestações conjuntas dos procuradores federais em relação a determinados temas, a fim de evitar discrepância nas ações de Pesquisa da Rede também foi discutida. 

Além disso, os representantes das instituições dialogaram sobre melhorias na atuação dos técnico-administrativos em Educação nas ações de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, acredita que o evento “permite a articulação do Instituto com outras instituições da Rede, fato que possibilita o fortalecimento tanto da instituição como de toda a Rede Federal”.

A necessidade de parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre o ensino semipresencial na Pós-Graduação e o debate sobre a metodologia a ser empregada na apresentação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) também foram temas pautados nos encontros.

Fórum de pró-reitores de Extensão 

A Pró-Reitoria de Extensão do IFRN participou do Fórum de pró-reitores de Extensão dos Institutos Federais (Forproext) e foi representada por sua pró-reitora, a professora Samira Delgado. A curricularização da Extensão, a atuação dos técnico-administrativos em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, e a importância das políticas dos três eixos na permanência e êxito dos estudantes foram alguns dos temas abordados no Fórum. 

“É fundamental que pautas de grande impacto no desenvolvimento das ações dos Institutos Federais sejam tratadas com a presença dos dirigentes das áreas finalísticas da nossa rede. Ao reunir pró-reitores de Ensino, Pesquisa e Extensão, temos a oportunidade de compartilhar experiências e traçarmos caminhos que nos permitam avançar na qualidade das nossas ações”, comenta a professora Samira, destacando a importância do evento e das pautas discutidas. O Forproext aconteceu de forma concomitante ao ‘I Congresso de Extensão da Rede Federal’, realizado em formato remoto e com a participação de palestrantes da Rede Federal.

Evento de Tecnologia da Informação 

O Fórum dos Dirigentes de Tecnologia da Informação (Forti) aconteceu e reuniu todos os dirigentes responsáveis pelo setor da Rede Federal. As pautas discutidas no encontro foram diversas, mas foram estabelecidas através de dois temas principais: a transformação digital e a modernização da administração pública. A transformação digital consiste na oferta de serviços públicos digitais para a população brasileira. No caso dos Institutos Federais, a prestação de serviços, que poderão ser o protocolamento de um documento, solicitação documental, matrículas, entre outros, seria direcionada à comunidade externa aos Institutos. 

A discussão sobre modernização da administração pública, no entanto, foi elaborada através de uma perspectiva interna. Os processos internos das instituições da Rede Federal, como contratos e compras, passariam por processo de aprimoramento com o auxílio de ferramentas digitais. Além disso, soluções e ferramentas foram apresentadas como alternativas para os Institutos. André Duarte, diretor da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação do IFRN, destaca a discussão conjunta acerca da contribuição mútua entre as instituições da Rede Federal. “É uma coisa muito forte na Rede: poder ajudar outras instituições a superar problemas. O IFRN ajuda, mas também é ajudado nos processos”, comenta. O servidor salienta, ainda, que a colaboração “faz valer o sentido de Rede”.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas