CT Mineral

Gestores elaboram plano de ação para Polo de Inovação Mineral

Parceria com empresa chinesa de mineração é debatida

Publicada por Habyner Lima em 02/06/2023 Atualizada há 9 meses, 4 semanas

As Pró-reitorias do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, juntamente com a Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern) e a gestão do Polo de Inovação do Centro de Tecnologia Mineral, se reuniram no último dia 31 de maio, para debater o planejamento do Polo e a redefinição das suas metas. A reunião foi realizada na sala de atos da Reitoria.

Durante as discussões foram realizados encaminhamentos relacionados à questão estrutural do espaço, sendo deliberado a compra de novos equipamentos que trabalham com análise de materiais, classificação e separação mineral. Os recursos que serão utilizados são oriundos da emenda parlamentar da senadora Zenaide Maia. Outro ponto decidido na reunião, foi a continuidade da vinculação administrativa CT Mineral com a Reitoria do IFRN, sendo desenvolvido um conselho de governança, composto pelos participantes da reunião.

"As tratativas com empresas visando o desenvolvimento de projetos de inovação estão ocorrendo. Estamos no momento de consolidar as parcerias e aprimorar as metas", declarou a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Antônia Silva.

Estiveram presentes na reunião: a Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Antônia Silva (Prodes); Juscelino Cardoso Pró-Reitor de Administração (Proad); João teixeira diretor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação(Propi); Emerson Cortez e Erivan Sales representando a Funcern; Melquiades Pereira, Coordenador do Escritório de Projetos do IFRN e representantes da Gestão do Polo de Inovação Centro de Tecnologia Mineral, Elias Nunes e Ligia Gonzaga, Diretora do Polo.

Parceria Chinesa

O representante da Ditec, professor João Teixeira, comentou a respeito de uma possível parceria com a empresa estrangeira:“A possibilidade de uma parceria do IFRN com a (HQU) Huaqiao University e a empresa chinesa SBM, também foi alvo de discussões. Existe um protocolo de intenção, que vai nortear as futuras ações do instituto”. O servidor ainda explica as possibilidades que essa parceria poderá proporcionar: ” Sem dúvida nenhuma tem tudo a alavancar a quantidade de pesquisa, inovação nessa área que é pouco explorada aqui no Brasil, ter essa Inovação de métodos de lapidação e métodos de valoração de gemas, vai engrandecer e qualificar a formação de toda comunidade mineradora do instituto".

Acesse:

Polo de Inovação